quinta-feira, 20 de maio de 2021

Jamais esqueçam a Hierarquia!


Em tudo, no Universo e na Vida, existe uma Hierarquia. A Hierarquia fica plenamente visível em qualquer ação Divina. 
Tanto na Umbanda, quanto no Candomblé, assim como em qualquer lugar, existe a Hierarquia e ela deve ser respeitada! Por isso, precisamos entender que...
-> Umbanda é respeito à diversidade, à pluralidade e à inclusão social. Por isso, muitas pessoas diferentes frequentam a Casa. Dessa forma, para haver respeito entre os participantes, existe uma Hierarquia!
-> Pai de Santo, Mãe de Santo, Babalorixá ou Ialorixá, ou qualquer Dirigente Espiritual, jamais deve correr atrás de Filho de Santo. Quem deve procurar, pedir Agô, Benção e tudo o mais, é o Filho Espiritual!
-> O Médium confunde a obrigação de pagar mensalidade com Caridade. Caridade é o que a Casa deve fazer durante o passe no Atendimento ao Público. A obrigação do Médium é contribuir para a manutenção da Casa e dos Trabalhos. E isso ocorre em qualquer Templo, Terreiro, Roça, Igreja, etc. Então, parem de misturar as coisas!
-> Existe Médium que some, desaparece por anos e só reaparece quando precisa do Certificado, porque quer abrir um Casa e ganhar dinheiro... Infelizmente, existem muitos por aí fazendo isso! A Associação acaba fornecendo o Diploma, por respeito ao Orixá e ao Guia Chefe, na esperança que esse Médium se transforme e possa cumprir verdadeiramente a sua Missão.
-> Tem gente que estufa o peito e diz: "Eu sou da Macumba!" Como se isso salvasse sua vida de todos os problemas do Mundo... Ao fazer isso, o Médium passa uma visão distorcida da verdadeira Macumba! Macumba não é poder... Macumba é responsabilidade!
-> Tem Filho de Santo que só procura a Casa quando precisa de alguma coisa... Normalmente, são filhos irresponsáveis, arrogantes e presunçosos. É preciso entender que superioridade na Umbanda não funciona! Para pertencer a uma Casa, é preciso ter Humildade.
-> Filho que não respeita a Hierarquia, não bate cabeça, não toma benção, não é filho! É encosto e deve ser afastado da Casa... Filho "pula-pula" nenhuma Casa precisa!
-> Da mesma maneira, aquele que se diz "Pai" ou "Mãe" de Santo e que desonra o Orixá "coabitando" com o(a) filho(a) de Santo. Está errado e deve ser denunciado! Em hipótese alguma, jamais, qualquer Dirigente Espiritual pode "encostar" sexualmente em seus filhos. Para isso, existem Ogans e Ekedis, Pais Pequenos e Mães Pequenas, entre outros Cargos de Apoio dentro do Terreiro. Ou seja, dentro de todo o Processo de Feitura, jamais o iniciante (Yaô/Médium) ficará sozinho, a não ser no Orukó.
-> Cada Casa tem seus fundamentos e segue uma Hierarquia de Desenvolvimento. É imprescindível honrar, respeitar e salvaguardar essa Hierarquia! Porque a verdadeira Hierarquia protege a Casa, o Filho e a Nação.
Enfim, todo Filho de Santo, assim como todo Dirigente Espiritual, deve ter comprometimento com as Leis, dentro e fora do Terreiro! Porque ele é o reflexo da Casa e representa uma Nação inteira!