sexta-feira, 7 de maio de 2021

Ciganismo e Anticiganismo


Os Ciganos sempre existiram... Desde o começo dos tempos, desde que o mundo é mundo, inúmeras tribos viajaram pelos confins da Terra.
Os Povos Nômades são muitos e são provenientes de diversas Tribos... Essa diversidade de Etnias Nômades, fez com que os Ciganos fossem extremamente perseguidos, por conta da confusão étnica.
No entanto, nem todo Nômade é Cigano, bem como, nem todo Cigano é Nômade. A confusão se instalou durante a Inquisição Europeia e permanece até hoje...
A etimologia de Cigano (Zíngaro) vem do termo Cingane (Tsinganoi, Zigar, Zigeuner). Já Anticigano, provavelmente deriva da palavra em latim Atsinganos, que provém do grego Athinganoi. Essas palavras indicam o nome de uma seita cristã da Idade Média.
Grupos itinerantes de nômades da Europa, como Yeniches (Viajantes Alemães)Irish (Irlandês) e Highland Travellers (Viajantes das Terras Altas), frequentemente recebem o nome impróprio de "ciganos" e são confundidos com o Povo Romani.
Como resultado, os sentimentos que foram originalmente dirigidos ao Povo Romani, também são dirigidos a outros grupos de viajantes... Esses sentimentos são chamados de "anti-semíticos" (contra os Judeus) e "anti-cíticos" (contra o Povo Nômade).
Porém, apesar de haver tanta confusão entre as características do Povo Rom e do Povo Cigano, como também entre as Etnias Nômades de outras Culturas, é evidente o fascínio que, em geral, todos esses povos despertam...
O termo Ciganismo refere-se a todo esse processo de vivência da Cultura Cigana e de outros Povos em torno do nomadismo - sem habitação fixa. Ao contrário do Ciganismo existe o Anticiganismo... Como em tudo na vida, existe a divergência. 
Dessa forma, se Ciganismo refere-se ao nomadismo, Anticiganismo deveria referir-se, tão somente, ao ato de fixar residência. Contudo, a palavra foi aplicada em diversos contextos contraditórios e discriminatórios.
O termo Anticiganismo, também chamado de: Anti-Gipsismo, Anti-Romanismo, Romanifobia ou sentimento anti-Romani, é todo sentimento de hostilidade, preconceito, discriminação ou racismo, direcionados, especificamente, às pessoas Romani (Rom, Sinti, Calon, Ibérica, etc).
Anticiganismo teve início na Era Cristã, perdurando até os dias atuais... No entanto, foi durante a Segunda Guerra Mundial que a perseguição se intensificou, levando à morte milhares de judeus, ciganos e outros... Isso porque a ideologia racial nazista colocava ciganos, judeus, escravos, negros e índios na mesma base em escala racial.
A palavra Anticiganismo é reconhecida pelo Parlamento Europeu e pela Comissão Europeia, bem como, pela UNESCO e por outros Órgãos importantes da Sociedade Civil, como um conceito que refere-se à discriminação.
Por toda essa abrangência histórica, percebemos porque a Umbanda acercou-se de todos esses excluídos, ofertando-lhes uma oportunidade única de trabalho e de reconhecimento.
No entanto, ainda há muito o que fazer... Se por um lado, alguns médiuns reconhecem o verdadeiro valor dos Ciganos; por outro, existem aqueles que desvirtuam totalmente os aspectos da Cultura Cigana. Ou seja, mesmo dentro da própria Umbanda existe o preconceito com as próprias Entidades.
Qualquer Cigano ou Cigana, como Entidade, pertence ao Povo Cigano, podendo atuar em mais de uma vibração e trabalhar em todas as Linhas da Umbanda.

Se você deseja inteirar-se melhor sobre o assunto, leia mais em: