quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Kachina - a ancestralidade da Cultura Hopi...


A kachina (também katchina, Katcina ou katsina - no plural katsinim) é um ser espiritual presente nas crenças religiosas dos Povos Nativos do sudoeste dos Estados Unidos.
Nessas culturas populares, os ritos "kachina" são praticados pelos Povos Nativos Hopi, Zuni, Hopi-Tewa e algumas etnias Keresan, principalmente, nas Tribos Indígenas do Novo México.
Muitos índios das Etnias Hopi e Zuni realizam cerimônias nas quais homens mascarados, chamados de kachinas, desempenham um papel importante. Os membros mascarados da tribo se vestem para as cerimônias religiosas que acontecem muitas vezes ao longo do ano.
Essas cerimônias são ocasiões sociais para a Aldeia, onde amigos e familiares podem vir das cidades vizinhas para ver a dança ou para participar de todos os festejos.
Quando um homem da Etnia Hopi ou Zuni coloca uma máscara sobre sua cabeça e usa o traje e a pintura corporal apropriados, ele acredita que perdeu sua identidade pessoal ao receber o espírito da kachina que ele deve representar...
Além das kachinas masculinas, existem muitas kachinas femininas chamadas kachin-manas, mas as mulheres nunca assumem o papel de kachinas masculinas e femininas.
As kachinas Hopi mais importantes são conhecidas como "wuya". Em Hopi, o termo wuya geralmente se refere aos próprios seres espirituais (ligados ao Quinto Mundo ou Taalawsohu).
As cerimônias religiosas giram em torno dos solstícios de inverno e de verão; quando se comemoram a importância do clima, especialmente da chuva, porque garante as colheitas bem-sucedidas... É onde o Pai Céu e a Mãe Terra são venerados.
Tanto os Hopi, quanto os Zuni, acreditam que os kachinas vivem no Lago dos Mortos, um lago mítico, localizado na junção do Rio Zuni e do Rio Little Colorado.
Embora já tenham ocorrido algumas investigações arqueológicas, os Arqueólogos não foram capazes de esclarecer em qual tribo, Zuni ou Hopi, se desenvolveu o Culto Kachina primeiramente.
Apesar das kachinas Zuni e Hopi serem diferentes umas das outras, elas mantêm certas características e semelhanças em comum. Enquanto nas outras Etnias as kachinas são mais primitivas, nas Etnias Zuni e Hopi elas são altamente caracterizadas e detalhadas.
É possível perceber que os índios Hopi transformaram seu Culto em um Ritual mais elaborado; eles parecem ter um maior senso de drama e de arte que os Zunis. Por outro lado, eles desenvolveram um Folclore mais considerável sobre as kachinas.
Existem muitos mistérios e muitas sutilezas envolvendo todo o Ritual Hopi das kachinas. Cada parte do ritual recebe um nome e uma personificação, bem como, cada aspecto apresentado pela kachina.
Uma kachina pode representar qualquer coisa do Mundo Natural ou do Cosmos; desde um ancestral até um símbolo, uma qualidade, um fenômeno natural ou um conceito... Por isso, podem haver kachinas para o sol, as estrelas, as tempestades, o vento, o milho, os insetos, bem como, para muitos outros conceitos. 
As kachinas são aceitas como se tivessem vida própria e entendidas como se tivessem um relação de parentesco com a pessoa. Cada kachina é vista como um ser poderoso que, se receber veneração e respeito, poderá usar seu poder particular para o bem comum.
O conceito "kachina" possui três aspectos distintos: o ser sobrenatural, a dança e as bonecas. O ser sobrenatural representa as manifestações; a dança apresenta as particularidades de cada manifestação; e as bonecas simbolizam a prática das danças.
As bonecas são objetos cerimoniais com significado religioso, porque imitam a Cerimônia da kachina. Elas são dadas apenas àqueles que demonstram respeito pelo ritual...
As bonecas kachina são pequenas representações em miniatura dos dançarinos mascarados. Elas são esculpidas em madeira e pintadas com cores vivas. Essas estatuetas são dadas às crianças para que possam se familiarizar com o aparecimento das kachinas.
Durante as cerimônias kachina, cada criança recebe sua própria boneca. As bonecas são levadas para casa e penduradas nas paredes ou no teto, para que possam ser vistas constantemente pelas crianças. O objetivo dessa prática é ajudar as crianças a aprenderem o que são as kachinas, desde cedo...

Referências Bibliográficas (Links):