Para os Hopis, as Kachinas são Seres Sobrenaturais que visitam as Aldeias para auxiliar nas atividades cotidianas e agir como um elo de ligação entre os deuses e os mortais.
Existem dois relatos diferentes nas crenças Hopi para a origem das Kachinas...
Uma das versões afirma que os Kachinas eram Seres Espirituais de boa índole que vieram com os Hopis do Mundo Subterrâneo. Eles vagaram pelo Mundo Terreno até chegarem à região onde se estabeleceram... No entanto, quando os Hopis foram atacados, todas as Kachinas foram mortas. Então, suas almas retornaram para o Extramundo.
Outro relato diz que os Hopis deixaram de dar valor às Kachinas, perdendo todo o respeito e reverência por elas. Com o tempo, as Kachinas desistiram dos Hopis e voltaram ao seu Mundo por conta própria.
No entanto, os dois relatos afirmam que: "Antes de partirem, as Kachinas ensinaram algumas de suas cerimônias aos "escolhidos" da Tribo. Eles aprenderam como fazer as máscaras e os trajes especiais. Então, quando os Hopi perceberam a importância desses Seres Especiais, as cerimônias começaram..."
Segundo os historiadores, "os Seres Kachina representam os espíritos de todas as coisas do Universo; desde rochas, estrelas, animais, plantas ou Ancestrais que viveram vidas boas".
Esses Seres são personificados por dançarinos do sexo masculino usando fantasias e máscaras em cerimônias realizadas durante a primeira metade do ano. Em todos os Ritos Cerimoniais importantes, as Kachinas estão presentes.
A primeira cerimônia anual é o "Powamu", que ocorre em fevereiro. Ela está associada ao plantio do feijão, desde o seu crescimento até a sua maturidade. A última cerimônia, chamada de "Niman", ocorre em julho e está associada à colheita, após a qual todos os dançarinos voltam para suas casas.
Além das Kachinas, dentro da dança Hopi, existem os "palhaços"... A presença dos "palhaços" nas festas torna as pessoas mais receptivas às diversas mensagens. Eles desempenham um papel importante dentro da Comunidade, porque representam os desvios sociais.
Além dos dançarinos e dos palhaços, também existem as bonecas Kachinas. Essas bonecas imitam os traços e os aspectos de cada Entidade.
Podemos comparar o Culto às Kachinas ao Ritos do Candomblé, onde cada aspecto do Orixá (Vodun ou Inquice) representa, comparativamente, um aspecto da Kachina. Assim como existem as Nações do Candomblé, os Hopis, os Zunis e os Keresan também possuem suas diversificações dentro da Cultura das Kachinas.
Da mesma forma que os dançarinos incorporam as Kachinas, os filhos de Santo também incorporam e representam as características dos Orixás... Tanto os Orixás, quanto as Kachinas, nos ensinam o amor ao próximo, o respeito à Natureza, o permanente Ciclo da Vida e o infinito evoluir dos Mundos.
Ao entendermos a relação existente entre os Seres Sobrenaturais, o ser humano e a Natureza, percebemos a constante troca de energia em todo o Universo.