segunda-feira, 25 de março de 2013

Os Caboclos que trabalham para as Mães!


Normalmente, na Linha das Águas, ouvimos falar muito das Caboclas, mas os Caboclos também são atuantes nessa linhagem. O que comanda a energia de vibração ou atuação de uma Entidade, e faz com ela represente um determinado Orixá, é a história de suas últimas vidas...
Se na última vida a Entidade cumpriu sua missão e desencarnou atuando junto das águas, seja no rio ou no mar ou outro manancial, como Trabalhador Espiritual ele manifestará essa energia nos seus pontos e nos demais símbolos... Essa afinidade com determinado elemento (terra, água, fogo ou ar) permite que a Entidade utilize a energia desse elemento com sabedoria. 
Entretanto, toda Entidade que trabalha na Umbanda possui uma vibração de energia mista; por isso, ela pode atuar em duas ou mais Linhas. Ou seja, um Caboclo da Linha das Águas também pode trabalhar para Oxalá, Ogun, Xangô ou Oxóssi.
Por exemplo... Um Caboclo Ventania pode trabalhar como um Caboclo de Oxóssi, mas também atua na energia das Mães. Uma Cabocla do Fogo, pode trabalhar com Yansã e com Xangô, ao mesmo tempo. Um Caboclo Beira-Mar, pode trabalhar na Linha das Águas e na Linha de Ogun. Um Caboclo Concha Branca pode trabalhar na Linha de Oxalá e de Iemanjá. E assim por diante...
Na verdade, todas as Entidades, sejam: Pretos-Velhos, Caboclos, Ibejis, Boiadeiros, Baianos, Ciganos, Exus ou Pombagiras, possuem a vibração/atuação em mais de uma Linha. Ou seja, sempre haverá uma Mãe e um Pai atuando sobre o médium.
Quando a Mãe (Orixá de Vibração Feminina) assume o camatulê do médium (Nanã, Yansã, Iemanjá ou Oxum), um Caboclo da Linhagem assumida comandará os trabalhos do desenvolvido. Quer dizer, a frente de trabalho desse médium será comandada pela Linha das Águas.
Nesse caso, a Entidade de frente nos trabalhos de Gira poderá ser um: Ogun Beira-Mar, Xangô Sete Cachoeiras, Caboclo Vitória-Régia, Caboclo Queda D'Água, Caboclo Tromba d'Água, Caboclo Pássaro Dourado, Caboclo Estrela D'Água, Caboclo Lagoa Dourada, Caboclo do Mangue, Caboclo Pescador, Caboclo Cobra d'Água, etc.
Trabalhar com a energia das Mães, faz com que os Caboclos e as Caboclas atuem com maior "complacência" e extrema sensibilidade nos atendimentos.