sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Ileke ~ Fio de Contas ~ Colar de Contas ~ Colar do Guia


Ileke, Fio de Contas, Colar de Contas ou Colar do Guia é um dos símbolos utilizados como representação religiosa dentro da Comunidade Afrodescendente e Ameríndia., principalmente na Umbanda e no Candomblé.
O Colar de Contas (Ileke) ajuda o médium a "vibrar" na energia do Guia Espiritual, para atuar de maneira equilibrada durante o Trabalho Mediúnico.
A principal função do Colar de Contas é a de proteger o médium contra os ataques externos, para que a sua energia permaneça em equilíbrio no decorrer de todo o atendimento, bem como, fora dele...
Para tanto, o colar deve ser preparado adequadamente, desde a sua confecção até a sua utilização. O ideal é que o próprio Dirigente Espiritual confeccione o Ileke do médium, para fortalecê-lo...
Durante os trabalhos de Gira de Umbanda, os médiuns usam a roupa branca como uniforme e o colar representativo de seu Protetor ou de sua Linha de Atuação.
O médium também pode fazer uso do colar que representa as Sete Linhas da Umbanda. A sua utilização pode ser determinada pelo Templo para uniformizar a Corrente Mediúnica.
Na Umbanda cada Entidade possui seu Colar de Proteção, o qual utiliza durante o Atendimento Mediúnico para dar seu Axé ao Médium e ao assistido.
O Ileke ou Fio de Contas costuma receber as cores representativas de cada Linha intercaladas com a cor branca de Oxalá; com exceção da "Esquerda" (Exu e Pombagira).
Assim, teremos:
- Branco para Oxalá;
- Marrom e branco para Xangô;
- Vermelho e branco para Ogun;
- Verde e branco para Oxóssi;
- Azul claro e branco para as Mães d'Água;
- Lilás (rosa) e branco para Nanã;
- Preto e branco para Omulu e Obaluaiê;
- Colorida para Ibejis (sem sequência);
- Preto e vermelho para Exu e Pombagira.
Acrescentamos que o Colar de Contas confeccionado com miçangas de cristal transparente pode ser utilizado para Iemanjá... E também existe o Colar de Contas com Sete Cores para indicar as Sete Linhas da Umbanda.
Além de seguir a cor tradicional de cada Linha, a Entidade também pode acrescentar detalhes que representam a sua ligação com a Natureza. Por exemplo...
- as Entidades que trabalham na Linha das Matas, comandada por Oxóssi, gostam de enfeitar suas guias (colares de contas) com sementes diversas;
- as Entidades que trabalham na Linha das Águas, gostam de usar conchinhas, búzios ou sementes da planta "Lágrimas de Nossa Senhora" em seus colares;
- os Pretos-velhos costumam usar terços de materiais diversos, junto com o Fio de Contas tradicional;
- E assim por diante...
Lembramos que o Ileke ou Fio de Contas segue outros preceitos dentro do Candomblé. Ele obedece a cor de cada Nação referente ao Orixá que assumirá o seu comando. E além das cores, o Candomblé também indica a graduação no próprio colar, usando uma quantidade variada de fios ou um tamanho variado nas contas do Colar.
Ou seja, no Candomblé, o Ileke (Colar de Contas) funciona como uma formação adquirida, onde cada fio representa um degrau ou um ano de feitura. Ao final do processo de Feitura (desenvolvimento), o Fio de Contas totalizará sete fios, que equivalem a sete anos de procedimentos.
Também é preciso lembrar que cada colar deve obedecer a uma cor específica determinada por sua Nação de Axé... Para fechar o colar, acrescenta-se uma conta maior, a qual representa a firmeza do Orixá para o Filho de Santo. Por isso, ela é chamada de Firma.
No Candomblé, além do Ileke (Colar de Contas), existe o Brajá (Colar de Búzios). O Brajá é utilizado para indicar uma graduação específica, relacionada a Ifá. Além disso, existem os Colares Trançados (Chicote Imperial) e que representam os Cargos Elevados dentro da Nação.
Enfim, independente da Nação ou da Religião, muitas pessoas gostam de usar o Colar de Contas como um adereço de uso pessoal no dia a dia.