Sempre que se fala em "Magia", todo Mundo imagina um monte de Encapuzados, enfileirados, com uma vela preta numa mão e um punhal na outra, caminhando em direção à um Altar de Sacrifícios...
Mas, Magia não é isso!!! Magia é a aplicação de Energia em qualquer circunstância, para obtenção de algum benefício, próprio ou de outrem! A Energia, claro, é extraída da Natureza.
A etimologia da palavra Magia vem de línguas muito antigas da Mesopotâmia (magush) e significa: dom, poder, capacidade, etc. Isso quer dizer que os Magos tinham o Dom ou o Poder de manipular as Forças da Natureza.
Ou seja, ninguém estava preocupado se o Mago era "Branco", ou "Negro", ou se era um Mago "Cinza"... Eles só queriam saber se ele era capaz de comandar o vento, a tempestade, a chuva, o fogo, etc.
Dessa forma, a Magia tornou-se fundamental para a sobrevivência humana... Pois, os Reinos que conseguiam se sobressair nas Batalhas ou nas Guerras, eram respeitados pelos demais.
Para evitar calamidades, diversos Reinos começaram a contratar Magos capazes de prever as Intempéries do Tempo... E com isso, muitos Magos adquiriram fama e poder!
No entanto, houve um momento na História do Planeta que a Magia tornou-se "Oculta", porque passou a ser praticada sem o consentimento dos Governantes.
Então, por medo de represálias e perseguições, muitas pessoas precisaram esconder seus "dons". Foi assim que muitas Sociedades Secretas se fundamentaram e basearam seus conhecimentos em "Rituais Ocultos".
Isso significa que todos os Rituais fechados ao Público (Ocultos), foram chamados de "Magia Negra". E todos os Rituais abertos ao Público, foram nomeados de "Magia Branca".
Magia Branca é aquela que se utiliza de Elementos da Natureza e acontece na frente do observador, ou seja, ela pode ser observada, assistida e até aprendida... Já a Magia Negra, ocorre em ambiente fechado, com Elementos diversos, tanto naturais, quanto não-naturais, e deve ser preservada de qualquer espectador curioso.
Portanto, Magia "Branca" e Magia "Negra" nada tem a ver com "bem e mal", ou com "ervas e sangue", ou com "vida e morte"... Na verdade, a Prática da Magia sempre foi uma capacidade inata do Ser Humano, pois toda e qualquer pessoa pode realizar pequenos rituais básicos, como: queimar um incenso, acender uma vela, preparar um chá, fazer uma Oração, etc.
Isso quer dizer que todo Mundo é meio Mago! E o que diferencia uma Magia de outra é o tipo de Ritual que a pessoa realiza... Ou seja, é o que ela faz abertamente ou "ocultamente".