Assim como existem as Entidades Espirituais, também existem as Entidades Cósmicas. Uma Entidade Espiritual atende apenas o Plano Físico Terreno e o Plano Espiritual Terreno. Ou seja, ela vive entre os Dois Mundos: Carnal e Espiritual.
Uma Entidade Cósmica tem permissão para se deslocar à vários níveis dimensionais: Espiritual, Elemental, Etérico, Quântico, etc. Um exemplo de Entidade Cósmica é Ashtar Sheran, um Comandante das Frotas Estelares...
A principal função de uma Entidade Cósmica é a de preservar a integridade de todos os Espíritos-Guias, de todos os Trabalhadores Espirituais e de todos os Trabalhadores Encarnados.
Na Umbanda Sagrada existem inúmeras Entidades Cósmicas acompanhando os Trabalhos Mediúnicos, principalmente durante os Atendimentos de Cura. As Entidades Cósmicas também acompanham as Reuniões da Grande Fraternidade Branca, os Atendimentos de Apometria, e outros tantos lugares.
Devido a tantos ataques de Seres de Alta Malignidade, ou Seres Malignos Extra-Dimensionais, as Entidades Cósmicas são as únicas Entidades capazes de neutralizá-los rapidamente e teletransportá-los para fora dessa Dimensão.
Ou seja, mais do que proteger apenas um local ou ambiente, as Entidades Cósmicas protegem todo o nosso Sistema Solar... Quer dizer, enquanto os Espíritos-Guias trabalham atendendo as pessoas, os Guardiões trabalham protegendo o ambiente local, as Entidades Cósmicas trabalham salvaguardando a Dimensão Terrena.
Isso porquê, enquanto os Espíritos Malignos atacam as pessoas na Terra, os Seres Malignos Extra-Dimensionais atacam todo o Planeta... Os ataques ao Planeta, possuem a função de neutralizar a Vida na Terra, com o objetivo de assumir a Dimensão Terrena.
Mas, como todo o Universo obedece a uma Lei, existe uma Hierarquia Celestial que organiza tudo, então, ainda podemos seguir cumprindo nossa Missão de Vida.