Um Espírito Perturbado pode ser comparado a uma Alma Penada... Perturbado é o mesmo que: desnorteado, desvairado, assombrado, inconformado, confuso, desordenado, transtornado, etc. Penada vem de pena, do verbo "penar", e representa: dó, comiseração, dor, sofrimento, padecimento, aflição, expiação, purgamento, atribulação, agonia, etc.
Essas Almas ou Espíritos sofrem dolorosamente porque punem a si mesmas por diversas causas... A maioria são Espíritos de pessoas boas, que deixaram de cumprir uma missão ou tarefa, e com isso, prejudicaram outras pessoas. Elas, na verdade, não são más, nem pretendiam de forma alguma causar o mal. Essas Almas, apenas, tinham o desconhecimento do que era certo ou errado.
Diferentemente de um Espírito Maligno ou de uma Alma Má, os Espíritos Perturbados ou Almas Penadas, representam as pessoas que tentaram fazer o que era considerado certo pela Sociedade, entretanto, ao chegar do "Outro Lado" se depararam com o peso de seus erros... Então, como forma de tentar consertar aquilo que estava errado, costumam vagar de um lado à outro, buscando soluções ou alternativas para melhorar a sua evolução!
Os "Antigos" já entendiam que essas Almas não eram ruins, e nem pretendiam ser ruins... Elas apenas erraram por desconhecimento. Por isso, ficaram aqui nesse Plano Físico-Espiritual, buscando soluções para resolver as mais diversas situações.
As Almas Penadas são aquelas que ficaram no "Limbo", ou seja, no Limiar entre o Purgatório e o Portal de Passagem para as Dimensões Superiores. Na hora da "passagem" elas, simplesmente, desistiram de partir ou de seguir sua jornada evolutiva. Elas olharam para trás e viram algo que esqueceram de fazer... Então, voltaram para tentar corrigir um erro ou para finalizar uma missão.
Elas não são Guias Espirituais porque não estão relacionadas à nenhuma Falange, nem ligadas à nenhuma Linha de atuação. Ou seja, elas não pertencem à nenhuma Equipe de Trabalhadores Espirituais. Mas, mesmo assim, são assistidas e/ou observadas por um Mentor ou Orientador Espiritual.
Elas também não são Eguns, porque não ficaram com a missão de acompanhar um familiar... Pois, todo Egun é um Espírito Familiar de um Ancestral ou de um Antepassado. Dessa forma, o Egun só trabalha com a sua Família Espiritual de origem, quer dizer, com seus parentes.
Como o Espírito Perturbado ou a Alma Penada tenta socorrer todo mundo, é possível observar nos Cruzeiros dos Cemitérios ou nos Campanários das Igrejas, muitas velas acesas para as Almas Aflitas.
Quando se faz uma Oração às Almas Aflitas ou às Almas do Purgatório é para as Almas Penadas e para os Espíritos Perturbados que se reza...
Porém, tenha cuidado ao invocar o auxílio das Almas Aflitas, pois elas auxiliam na aflição, mas não gostam de enganação!