quarta-feira, 22 de junho de 2022

Como a energia trabalha?


O fluxo de energia age continuamente em nossas vidas, assim como age em todo o Universo. Por conta disso, somos capazes de existir e coexistir...
A energia permite a todos os seres existentes realizar uma ação. Cientificamente explicando, isso quer dizer que todo e qualquer ser vivo só existe porque produz energia. O ato de respirar, alimentar-se, andar, levantar, deitar, viver, etc. Ou seja, toda e qualquer ação consome energia.
Mas, o que isso tem a ver com Umbanda? Tudo!!! Pois, assim como a energia é fundamental para a subsistência das espécies, na Umbanda a energia é essencial para realizar qualquer ação.
O consumo de energia dentro de um Terreiro ocorre de diversas maneiras: riscar um ponto, cantar um ponto, acender uma vela, defumar, atender um consulente, dar um passe, etc, etc, etc.
Para não haver desgaste da Corrente Mediúnica e do próprio Médium, é necessário "alimentar" essa energia... E como se alimenta essa energia espiritualmente? Com boris, amacis, firmezas, pontos, e com tantos outros procedimentos da feitura e do desenvolvimento mediúnico.
Quando o Dirigente Espiritual alimenta a energia individual de cada médium, também alimenta a firmeza da Casa. E mesmo que o médium não compreenda algumas determinações, existe fundamento em cada prática umbandista.
Além do consumo normal de energia por cada médium, ainda existe o consumo de energia espiritual, astral, elemental, etérico, etc. Quer dizer, podem ocorrer diferentes trocas de energia durante o trabalho.
As trocas de energia podem acontecer de diversas formas: entre a Entidade e o Médium, entre o Médium e o consulente, entre as Entidades e o Terreiro, entre o Dirigente Espiritual e a Corrente Mediúnica, entre o Mentor da Casa e as demais Entidades, etc.
Por isso, quando uma Entidade determina que o médium "faça isso" ou "faça aquilo" para se preservar está, na verdade, atuando a favor de todos os médiuns que participam da Corrente Mediúnica.
Afinal, jamais podemos esquecer que tudo é energia... E todo médium é responsável por sua própria energia e pela energia de quem o procura!