A invocação é um chamamento realizado para inúmeros fins e com os mais variados propósitos. Cada invocação gera uma determinada energia (frequência vibratória), que atrai outra energia igualmente similar.
Essa energia atrativa é conhecida por "sinergia" e pode ser: telúrica (da terra); etérica (do Plano Etérico, ou com os ETs); astral (dos Astros), cristalina (dos cristais), celestial (dos Anjos ou Santos); elemental (dos Reinos Elementais); vegetal (plantas em geral); ígnea (do fogo); etc.
As pessoas em geral, podem realizar diferentes invocações todos os dias, através de: pensamentos, mentalizações, orações, preces, mantras, cantos, magias, rituais, etc. Toda invocação abre um Portal de Comunicação entre o nosso mundo e o mundo ao qual nos dirigimos. Esse "portal" funciona como um elo de ligação entre os dois mundos.
Os Portais são aberturas ou passagens que podem ser abertos por qualquer um, em qualquer lugar e a qualquer hora. Porém, após abertos, também devem ser: fechados e lacrados. Por isso, toda Oração possui o começo, o meio e o fim. Quando iniciamos com o Sinal da Cruz abrimos o Portal de Comunicação. Quando dizemos Amém ou Assim Seja, fechamos o Portal e encerramos o processo.
Da mesma forma, quando iniciamos um Ritual ou Trabalho de Magia... Abrimos o Portal com os procedimentos iniciais. Em seguida, realizamos todo o trabalho. E por fim, fechamos o Portal, encerrando todo o chamamento e todo o processo.
Jamais devemos nos esquecer que invocar significa "chamar" algo para nós. Assim, devemos ter certeza de que aquilo que invocamos é realmente o que queremos. É como diz o ditado: "Cuidado com o que você pede, que você pode conseguir!"
Invocar algo sem necessidade, apenas para bisbilhotar o outro lado, pode atrair alguma coisa sem controle. Ao invocar algo que desconhecemos, somente por curiosidade, abrimos uma porta no escuro e outra no obscuro. Atrair uma fada é algo bonito de se ver... Mas, atrair um demônio, não é nada agradável!
Toda invocação é um processo longo e demorado que envolve disciplina, conhecimento e domínio. Mesmo uma simples Oração possui enorme poder se for proferida adequadamente. Portanto, ao invocarmos alguma coisa, devemos ter certeza do que queremos e de como invocar aquilo que queremos...
Por conta de tudo isso, é que se exige muita preparação de um Dirigente Espiritual. Afinal, todo Trabalho Espiritual abre inúmeros Portais, que precisam ser fechados, lacrados e selados corretamente ao final de cada atendimento.