segunda-feira, 5 de maio de 2014

O que aprendemos com cada Orixá?

Você já se perguntou por que nascemos sob a influência de um determinado Orixá? Quando nascemos sob a regência de um Orixá, significa que teremos em nós a ação de suas qualidades e de seus aspectos. Ou seja, aprenderemos alguma coisa com Ele no decorrer de nossa existência. Por isso, as Lendas nos instruem e nos mostram, como cada gesto nosso revela a influência do Orixá em particular.
Por exemplo, a pessoa que nasceu sob a regência de Oxalá deve aprender a mansidão e a calma. Ao nascer sob a influência de Yansã, a pessoa recebe a coragem necessária para vencer as atribulações do dia a dia. Com Ogun aprendemos a determinação e a disciplina. Oxóssi nos ensina o desprendimento e a paciência. Iemanjá nos mostra a consciência e o altruísmo. Xangô ensina-nos a necessidade da observação e da liderança para atingir determinados objetivos. Oxum ensina que todas as mulheres possuem seu valor e sua estima. Nanã ensina o amor próprio e a auto preservação. Obaluaiê mostrará que mesmo nas maiores adversidades podemos vencer... Oxumaré ensina o respeito a cada acontecimento e a compreensão de cada situação. Obá ensina o respeito ao lar e a família. Exu e Pombagira ensinam a auto proteção e o respeito pelas diferenças alheias.
Muitas vezes o médium pensa: "Como posso ser filho(a) desse Orixá se eu não tenho nada a ver com ele? Eu sou muito mais parecido com Aquele Orixá!" Bom, aí é que está o problema, a pessoa conviveu tanto com o outro Orixá que absorveu suas características de tal maneira que se sente "filho(a)" desse Orixá. Mas, é preciso e necessário aprender as características e influências de seu Orixá de domínio. Pois, sua evolução depende disso! Não podemos evoluir naquilo que já sabemos... A evolução sempre acontece no desconhecido.
Portanto, cada Orixá possui um atributo e ensina alguma coisa sobre nós mesmos. Assim, cada Entidade que trabalha sob o domínio de uma Linha da Umbanda, utiliza os benefícios da energia do Orixá que comanda a ação. Dessa forma, o seu Orixá Regente (aquele que comanda o seu camatulê), está lhe ensinando a evoluir nas qualidades que você mais necessita.