sábado, 31 de maio de 2014

Ifá ~ Espírito Santo


Dia do Espírito Santo (ou Dia do Divino Espírito Santo) é uma Celebração de Consagração ao Espírito Santo, celebrada em 31 de maio.
No Sincretismo Religioso, Ifá corresponde ao Divino Espírito Santo. Essa correspondência existe, porque Ifá oferece o Dom da Clarividência para o merecedor de suas Dádivas, assim como o Espírito Santo é a Dádiva Divina dos Dons.
Lembrando que Ifá representa o Oráculo do Jogo do Búzio e Orunmilá representa a ligação entre o Orun-Aye (Céu-Terra).
Para os Yorubás, Ifá é o próprio Oráculo, enquanto Orunmilá é o Orixá. Da mesma forma que o Espírito Santo representa a manifestação do Espírito de Deus.
Ou seja, através dos Búzios, Ifá oferece as respostas necessárias para cada atribulação e Orunmilá faz a intermediação.
A saudação para o Orixá Ifá-Orunmilá é Mopê Ifá... Mopê Orunmilá!


HISTÓRIA DA FESTA DO DIVINO

A origem remonta às Celebrações Religiosas realizadas em Portugal a partir do século XIV, quando a Terceira Pessoa da Santíssima Trindade era festejada com banquetes coletivos...
Os Banquetes eram chamados de "Bodo aos Pobres", com farta distribuição de comida e esmolas. Essa Tradição ainda se cumpre em algumas Regiões de Portugal.
Aqui no Brasil, a Celebração é uma das mais tradicionais da Religião Católica. A Festa do Espírito Santo é celebrada em todo o Brasil, utilizando-se de alguns simbolismos: a pomba branca, a coroa, e a distribuição de esmolas.
O dia do Espírito Santo é marcado pela esperança, com a chegada de um Novo Tempo para as pessoas, com maior: igualdade, fraternidade e irmandade para todos. 


A celebração do Divino Espírito Santo teve origem em uma promessa que a Rainha Isabel de Aragão fez entre os anos de 1282 e 1336. Ela prometeu ao Divino Espírito Santo peregrinar pelo mundo com uma cópia da coroa com uma pomba no topo da mesma; arrecadando donativos em benefício da população pobre...
De acordo com os documentos, a Rainha Isabel não se conformava com o confronto entre o pai (Rei) e o filho (Príncipe Herdeiro) na luta pelo trono. O Rei pretendia passar a coroa para seu filho bastardo, Afonso Sanches.
Diante do conflito, a rainha Isabel passou a suplicar ao Divino Espírito Santo pela Paz entre seu esposo e seu filho. Esse gesto da Rainha evitou um conflito armado, denominado "A Peleja de Alvalade".


Rainha Santa Isabel de Aragão

"DIA DE PENTENCOSTES"

O Dia de Pentecostes não é o mesmo dia do Divino Espírito Santo, salvo em algumas exceções onde a data coincide. Pentecostes representa o primeiro encontro dos Apóstolos à espera do Espírito Santo de Deus. Ele ocorre no 50º dia após a Páscoa e é chamada de "Batismo no Espírito Santo".
O Pentecostes é uma Festa antiga Calendário Bíblico (Ex. 23;14-17 e 34;18-23) e recebia vários nomes:
- Festa da Colheita ou Sega - no hebraico "hag haqasir". Por se tratar de uma colheita de grãos de trigo e cevada. (Ex. 23;16).
- Festa das Semanas: no hebraico "hag xabu´ot". O período de tempo entre a Páscoa e esta festa, é extamente de sete semanas. Esta festa acontece cinquenta dias depois da Páscoa, iniciando com a colheita da cevada e encerrando com a colheita do trigo (Ex. 34;22; Núm. 28;26; Deut. 16;10).
- Dia das Primícias dos Frutos: no hebraico "yom habikurim". Este nome tem sua razão de ser na entrega de uma oferta voluntária a Deus, dos primeiros frutos colhidos da terra (Núm. 28;26).
A oferta das primícias acontecia em cada uma das três principais festas do antigo calendário bíblico:
-> Na primeira: a Páscoa, entregava-se uma ovelha nascida naquele ano;
-> Na segunda: a Colheita ou Semanas, entregava-se uma porção dos primeiros grãos colhidos;
-> E, finalmente, na terceira festa: Tabernáculos ou Cabanas, o povo oferecia os primeiros frutos da colheita de frutas, como: uva, tâmara e figo, especialmente.
Os nomes hebraicos - hag haqasir e hag xabu´ot - perderam as suas aplicações e foram substituídos pela denominação "Pentecostes". Como o Império Grego passou a ter hegemonia em 331 a.C., é provável que o nome Pentecostes tenha ganhado popularidade a partir desse período. Nesse ano o dia de Pentecostes será comemorado no dia 08 de junho. 
Durante o Pentecostes os Apóstolos ficaram cheios do "Espírito de Deus" e manifestaram seus Dons. Os Dons do Espírito Santo são descritos em várias passagens do Novo Testamento.

Nenhuma descrição de foto disponível. | Jesus, Jesús cristo, Dios