segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Salve São Sebastião!


Sebastião (Sebastiano) nasceu em Petrória, na Itália em 256 d.C., de uma família cristã. Seu nome deriva do grego Sebastós, que significa "Divino". Sua história é conhecida porque foi escrita e contada por Santo Ambrósio (Bispo de Milão a partir de 374).
Sebastião decidiu ingressar no Exército Romano em torno de 283 d.C., onde tornou-se um excelente soldado. Por isso, foi nomeado Capitão da Guarda Petroriana pelos Imperadores Diocleciano e Maximiano. Ele jamais deixou de ser cristão e pregava o Cristianismo, secretamente, convertendo muitos soldados. Inclusive, conseguiu converteu Cromácio, governador de Roma e seu filho Tibúrcio.
Aos poucos suas atividades foram descobertas e denunciadas ao Imperador Diocleciano que o chamou para um interrogatório. Ele confirmou sua cristandade e o Imperador o chamou de traidor, pois ocupava cargo de confiança e destaque nas fileiras romanas. Foi, então, condenado à morte, sem direito a apelação, por volta de 286.
Amarrado a um tronco foi alvejado por flechas, na presença da guarda pretoriana. Dado como morto, seu corpo foi jogado em um rio. Sebastião, porém, sobreviveu e foi socorrido por uma jovem de nome Irene (Santa Irene, 3 de abril)*, que retirou suas flechas e o tratou. Assim que ele se recuperou, voltou a apresentar-se ao Imperador e censurou-o pelas injustiças cometidas contra os cristãos.
Diocleciano ficou atônito com tamanha ousadia e ordenou que o espancassem, sem brandura, até a morte. Ele foi surrado com açoites, levou pauladas, chicotadas e pelotadas de chumbo, até que caísse morto por terra. Isso ocorreu em 20 de janeiro de 288. Dessa vez seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma, para que os seus ferimentos não se recuperassem após o sangramento. Luciana* resgatou seu corpo, limpou-o e sepultou-o nas catacumbas.

Oração a São Sebastião
Glorioso mártir São Sebastião, soldado de Cristo e exemplo de cristão.
Hoje vimos pedir a vossa intercessão  junto ao trono do Senhor Jesus,
nosso Salvador, por Quem destes a vida.
Vós que vivestes a fé e perseverastes até o fim,
pedi a Jesus por nós para que sejamos testemunhas do amor de Deus.
Vós que esperastes com firmeza nas palavras de Jesus, pedi-Lhe por nós, 
para que aumente a nossa esperança na ressurreição.
Vós que vivestes a caridade para com os irmãos,
pedi a Jesus para que aumente o nosso amor para com todos.
Enfim, glorioso mártir São Sebastião, protegei-nos contra a peste,
a fome e a guerra; defendei as nossas plantações e os nossos rebanhos,
que são dons de Deus para o nosso bem e para o bem de todos.
E defendei-nos do pecado, que é o maior de todos os males.
Assim seja. Amém!


São Sebastião corresponde a Oxóssi no Sincretismo Religioso... Zélio Fernandino de Morais consagrou a Oxóssi a Quarta Linha da Umbanda. A cor dessa Linha é o verde e seus trabalhadores (Falangeiros) são chamados de Caboclos. A saudação é Okê Arô!
Antigamente, alguns sincretismos podiam variar de acordo com a Região do País, onde São Sebastião podia ser Ogun ou Oxóssi. Mas, atualmente, ficou definido como está: São Sebastião sincretiza com Oxóssi.

Resultado de imagem para oxosseResultado de imagem para oxossi