quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Festa para Nosso Senhor do Bonfim.


A Festa para Nosso Senhor do Bonfim teve início em 1745, quando Teodósio Rodrigues de Farias (oficial da Armada Portuguesa), trouxe de Lisboa, Portugal, uma imagem do Cristo Crucificado.
A imagem foi festejada e levada em procissão à Igreja da Penha, na Península de Itapagipe. Em julho de 1754 a imagem foi transferida com Grande Procissão e Festividades para sua própria Igreja, na "Colina Sagrada".
A Festa Católica do Bonfim é uma celebração religiosa que ocorre depois do "Dia de Reis", durante o mês de janeiro, com novenas e adoração do Santíssimo Sacramento. A "Lavagem da Igreja" ocorre na manhã da segunda quinta-feira do ano, uma semana antes da tradicional "Festa para o Nosso Senhor do Bonfim".
São lavadas as escadas e o átrio da Igreja, com vassouras feitas com as próprias flores e galhos das plantas, ao som de atabaques e cânticos africanos. Após a lavagem, a Festa prossegue no Largo do Bonfim, com o "Axé" dos batuques e, ainda, com danças, comidas e bebidas.
Para a "Lavagem das Escadarias de Nosso Senhor do Bonfim" são utilizadas flores brancas e água de cheiro... O "Cortejo das Baianas" sai da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia e segue em procissão até o alto do Bonfim (cerca de 8 Km).
Além das Festas, a atribuição de milagres e de outros prodígios, tornou o Senhor do Bonfim (ou Senhor da Boa Morte) um objeto de devoção popular. Na Umbanda, Nosso Senhor do Bonfim é sincretizado com Oxalá, o Pai Maior.