Essa postagem cita um trecho do texto extraído da Apostíla de Umbanda, da Federação do Grande ABC Paulista. O texto explica que, todo Caboclo que atua na vibração de Oxalá, atua também em todas as outras Linhas... Simplesmente, porque a Linha de Oxalá abrange todas as demais Linhas. Ou seja, todas as Sete Linhas da Umbanda pertencem ao Pai Oxalá, por isso ele é o Pai Maior!
O Orixá maior da Umbanda é OXALÁ.
O respeito profundo e a forma superlativa do nome OXALÁ já ressaltam em si
mesmo ser mais que Orixá, pois é o Supremo, o Chefe para o qual convergem todas
as Linhas, assim perfeitamente identificado na invocação com Jesus Cristo.
Nas contas brancas dedicadas a
Oxalá, se sobressai o sentido de Pureza, sem mácula... Nessa cor está a síntese de
todas as cores irmanadas, ressaltando nesse simbolismo convergente a Força
Máxima da Umbanda. Oxalá constitui a Linha Suprema ou Linha Mestra, onde se abrigam todas as Linhas e todas as Falanges.
No comando da Linha de Oxalá, o Caboclo Urubatão da Guia assume a Chefia; mas, temos outros Caboclos conhecidos que atuam na Linha Branca de Oxalá: Caboclo Tupã, Caboclo Estrela Guia, Caboclo Seta Branca de Aruanda, Caboclo Luz da Manhã, Caboclo Sol Nascente, Caboclo Luz Dourada, Caboclo da Chama Trina, Caboclo do Sagrado Coração, Caboclo da Cruz Sagrada, Caboclo do Sol e da Lua, Caboclo Pemba Branca, Caboclo Luz Branca, entre outros.
Temos também Caboclos que atuam em várias Linhas e podem ser chamados de Caboclos de Linhas Mistas, pois podem atuar em qualquer vibração, como os Caboclos: Tupinambá, Ubirajara, Guarani, Guaraci, Tupy, Aimoré, Seta Branca, Apoema, Ubiratã, Ubiracy, entre outros.
Na Linha de Oxalá a atuação de determinados Caboclos é mais sutil, pois representa o Amor Incondicional. Assim, esses Caboclos sempre se apresentam pacificamente e comedidamente. O primeiro Caboclo a se apresentar na Linha de Oxalá foi o precursor da Umbanda Sagrada: o Caboclo das Sete Encruzilhadas.
Na verdade, todas as Entidades trabalham para Oxalá, mas existem aquelas que atuam na vibração pura de Oxalá. Eles são responsáveis por manusear a energia da Purificação e da Pacificação. São eles que agem nos Comandos Superiores do Planeta, para impedir as guerras, procurando manter a Paz e a Ordem na Humanidade.