terça-feira, 17 de dezembro de 2013

São Lázaro

O fiel amigo de Jesus.

No dia 17 de dezembro comemoramos o dia de São Lázaro, o Santo protetor contra a fome, a doença e a morte. Lázaro teve o privilégio de ser amigo pessoal de Jesus e de ser por ELE ressuscitado; por isso, esse santo foi considerado o Dono dos Mortos. Segundo a Bíblia, Marta e Maria, irmãs de Lázaro, cuidaram dele quando este adoeceu e tentaram avisar Jesus enviando uma mensagem: "Aquele que você ama, adoeceu gravemente!"
Quando Jesus conseguiu chegar à casa de Lázaro, já haviam se passado quatro dias de seu falecimento. E as irmãs O encontram soluçando e implorando: "Se estivesses aqui, Senhor, poderia tê-lo salvo, pois ele chamava seu nome..." E Jesus responde: "Eu sou a ressurreição e a vida. Todo aquele que crê em Mim, será salvo!" Nesse momento Jesus vai até a tumba de Lázaro e ordena: "Saia Lázaro e retorne à vida!" E como todos sabem, Lázaro reviveu...
Antigamente, a Umbanda não fazia distinção entre Omulu e Obaluaiê; pois, segundo a Apostíla de Umbanda do Grande ABC Paulista, São Lázaro ou São Roque podiam sincretizar com Omulu ou Obaluaiê, por serem considerados a mesma "energia e vibração".
Essa energia é aquela que atua na passagem da vida para a morte; nos funerais; nas doenças incuráveis; na miséria e no desassossego. Por isso, no sincretismo, as cores que representam a Linha das Almas costumam ser o branco (vida e paz) e o preto (morte e doença). A saudação é: Atotô Omulu! Atotô Obaluaiê!
Que São Lázaro possa conceder a cada um: a parcimônia, para aguentar as dores da vida e, a tranquilidade, para enfrentar qualquer adversidade. Atotô!