sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Os muitos Pretos-velhos na Umbanda!


A partir do momento que a Umbanda se firmou em Solo Brasileiro, uma das Entidades que mais se popularizou no gosto popular, foram os Pretos-velhos.
Quando Zélio de Morais propagou a Umbanda, ele sincretizou Omulu com São Cipriano e Obaluaiê com São Bento - isso lá no começo, bem lá atrás...
Depois surgiram as Tendas de São Lázaro e São Roque, e ficou definido que a Data de Comemoração para esses Orixás seria o dia 02 de novembro (dia dos Mortos), já que eles são os Protetores dos Falecidos.
No entanto, a Apostila de Umbanda, fundamentada pelo próprio fundador Zélio de Morais, mostra a data de 02 de novembro para os Orixás Obaluaiê e Omulu, e a data de 13 de maio para os Pretos-velhos. Assim, temos duas comemorações distintas para os Pretos-velhos e para os Orixás.
Mas, atualmente, novamente as coisas mudaram, e as Datas de 16 de agosto (São Roque) e 17 de dezembro (São Lázaro) passaram a corresponder aos Santos representativos da Linha das Almas.
Há que se analisar que, no começo, os médiuns incorporavam os Pretos-velhos sem um nome específico. Mas, com o tempo, Zélio de Moraes definiu que cada Entidade deveria ter um nome...
Dessa forma, cada Preto-velho que se apresentava para trabalhar, assumia um nome referente ao Santo que queria homenagear, representando assim, uma Falange...
No comando das Falanges da Linha das Almas, todos os Santos que lembram o sofrimento ou a luta dos Pretos-velhos assumem o comando de uma Falange: São Bento, São Benedito, São Cipriano, São Tomé, São João (Evangelista), São Joaquim, entre outros.
Por exemplo, um Preto-velho de São Bento trabalha na cura de venenos; um Preto-velho de São Benedito gosta de cozinhar e de auxiliar os outros; um Preto-velho de São Cipriano sabe fazer "mandinga"; um Preto-velho de São Tomé é meio teimoso e persistente; um Preto-velho de São João gosta de falar e escrever; um Preto-velho de São Joaquim é rezador... e assim por diante.
Ou seja, cada Preto-velho que se apresenta no Terreiro para trabalhar traz uma sabedoria e um fundamento que indica sua energia de atuação dentro da Linha. E isso é representado no nome, no Ponto Riscado e no ponto cantado.
Todo Preto-velho traz no nome a força de seu Fundamento Ancestral. Portanto, devemos ter muito respeito pelos Pretos-velhos e pelos ensinamentos que eles representam... Salve todos os Pretos-velhos... Atotô!

Resultado de imagem para santo de los perrosImagem relacionada