segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Homenagens a Iemanjá!

Imagem relacionada

O final de ano é sempre marcado por inúmeras festividades à beira da praia para aquela que é considerada a Rainha do Mar.
Em quase todo o litoral brasileiro, durante as comemorações de final de ano, as pessoas presenteiam a Dona das Águas à beira mar, onde fazem seus pedidos para o próximo ano.
Onde não há praias, as pessoas dirigem-se aos Rios, como é o caso de Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM), e várias outras cidades brasileiras.
Na capital Rio de Janeiro, no dia 29, realizaram-se passeatas e homenagens a Iemanjá. Em Porto Alegre a Festa também é muito popular e atrai milhares de pessoas de diversas regiões. O mesmo ocorre em Salvador, onde Iemanjá é festejada em quatro ocasiões diferentes: 02/02, 15/08, 08/12 e 31/12.
Oferendar Iemanjá no último dia do ano e lhe pedir bençãos, é uma prática que tornou-se efetiva há mais de dez anos. Mas, a data mais antiga que se tem registro é de 1923, em Salvador. Porém, existe confirmação que 1896 os pescadores já celebravam a Grande Sereia do Mar.
Em Salvador e no restante do Nordeste, as homenagens são realizadas durante toda a semana que antecede o Novo Ano. Em alguns locais as Festas para a Sereia do Mar ocorre apenas no mês de fevereiro.
A Iemanjá como a conhecemos é uma imagem brasileira. Ela é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Candeias, entre outras...
A sua cor é o azul claro, por causa do mar em dias calmos. Iemanjá também é conhecida pelos nomes de: Dandalunda, Mucunã, Iara, Sereia das Águas, Inaê, Janaína, Rainha do Mar, Deusa das Águas, etc.
Enfim, Que a Rainha do Mar lhe conceda a realização de todos os seus pedidos; tanto os mais profundos, quanto os mais secretos!