segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

A missão de um Boiadeiro na Umbanda...


Nos trabalhos de Umbanda os Guias Espirituais costumam chamar seus médiuns de "cavalos", justamente para explicar que o espírito não "entra" no corpo da pessoa mas, apenas encosta nela. Ou como dizem os Boiadeiros: "monta nela"...
O espírito comanda os movimentos dessa pessoa como se estivesse atrelado a ela e, por isso, o médium atua como um cavalo. Já o Exu chama o trabalhador de "burro", brincando com o fato de o médium ser teimoso como um!
A função da Falange dos Boiadeiros num Grupo Espiritual é a de organizar os Eguns (almas penadas) e de limpar a aura dos participantes durante o passe. Eles também são muito bons em trabalhar com animais desencarnados, encaminhando-os para as Colônias Espirituais de refazimento. Como o Boiadeiro é um espírito compenetrado, que trabalha na chuva ou no sol, para cumprir sua meta... Ao morrer é recrutado para prosseguir trabalhando, pois, sua lealdade e dedicação são reconhecidas pelos Chefes de Falange.
Os Boiadeiros normalmente servem às Linhas de Ogun e de Oxóssi ou de Ogun Rompe Mato (São Jorge, São Sebastião e Santo Expedito, respectivamente). Justamente pela semelhança com os Centuriões Romanos que foram santificados e que montavam seus cavalos para irem às batalhas.
O Boiadeiro gosta de fumegar seu cigarro de palha ou seu charuto e de beber sua bebida, com os quais faz a limpeza no ambiente e nos médiuns da casa; mas, sem se embebedar ou prejudicar o médium que o incorpora. A saudação aos Boiadeiros é: "Xetro Marrumbaxetro, Xetro ah!" ou "Minaketo Navizala!"
Quem tem um Boiadeiro nunca fica desamparado no dia a dia, porque este atua continuamente na proteção de seu assistido e de sua casa. Os Boiadeiros podem ter sido em vida: vaqueiros, condutores de gado, peões ou capatazes, auxiliares de rodeio, entre outros. Eles entendem perfeitamente sobre a lida no campo, nas fazendas ou nos currais. Por isso, auxiliam com habilidade aqueles que trabalham junto à natureza.