segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

FASES DA LUA


Ciclo Lunar ou Lunação é o intervalo de tempo entre as Luas Novas de um mês e outro. Um Ciclo dura em média 29,5 dias, ou seja, 29 dias e meio. Durante esse período, a Lua passa por Quatro Fases (Nova, Crescente, Cheia e Minguante). Cada Fase dura em torno de sete dias para se completar...
O movimento da Lua em torno da Terra é chamado de Revolução e dura aproximadamente 28 dias. Ele ocorre 13 vezes ao ano; assim como a Rotação, que é o movimento da Terra em torno de si mesma. O período de 28 dias, em que a Lua gira ao redor da Terra e ao redor de si mesma, se chama Mês Lunar.
Durante os Movimentos de Revolução, Rotação e Translação, a Terra pode se posicionar entre a Lua e o Sol, ocasionando as Fases da Lua conhecidas como "Quarto Lunar" - que é quando a Terra cobre parcialmente a Luz Solar. Dependendo o posicionamento do Eixo Terrestre, temos o Quarto Minguante ou o Quarto Crescente.
Chama-se 1/4 Lunar ou Quarto Lunar, porque nós visualizamos apenas um quarto da Lua aqui da Terra, já que a outra face está do outro lado. A outra face (aquela que nós não vemos) representa dois quartos da Lua, ou a metade da Lua. Então, sobram outros dois quartos, sendo apenas "Um Quarto da Lua" visível para nós, durante as Fases Minguante ou Crescente.
Quando a Terra se posiciona entre a Lua e o Sol em linha reta, a Luz Solar não incide sobre a Lua e esta fica totalmente obscurecida. Temos, nesse caso, a Lua Minguante. Ou seja, temos uma Lua sem incidência de Luz Solar. Já a Lua Cheia representa a completa incidência dos Raios Solares sobre a superfície Lunar.
Por isso, cada Fase da Lua representa o período em que a Terra encobre (impede) o Reflexo da Luz Solar sobre a Face da Lua. Esses movimentos de Translação, Rotação e Revolução ocorrem simultaneamente e interferem em todos os Ciclos da Terra. Quer dizer, desde a elevação das Marés nos Oceanos, até o contínuo Ciclo das Águas em todo o Planeta... A Lunação interfere também no Desenvolvimento das Plantas, na Vida dos Animais e em todos os Acontecimentos Planetários.
O Período do Ciclo Lunar interfere também numa Feitura e, portanto, no Desenvolvimento Mediúnico do Filho de Santo... Por isso, para se realizar um Processo Completo, deve-se observar as Fases da Lua. Pois, cada Orixá, Vodun ou Inquice, possui um Período Lunar mais favorável ao seu Domínio de Axé. 
Até mesmo para oferendar um Ebó ou para realizar uma Limpeza ou para fazer uma Firmeza, é muito importante prestar atenção ao Ciclo Lunar. Afinal, se tudo der errado, tem que se esperar até a próxima Lunação! Ou, como dizem os Guias Espirituais: "...Só na próxima Lua, meu Filho!"

*O Período de Lunação é calculado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).