quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Olodumarê ~ Olorun ~ Olofin


Assim como nas demais Religiões Ancestrais, "Deus" possui três aspectos divinos em sua manifestação primordial: o Deus Supremo, o Deus Intermediário e o Deus Terreno.
"Deus" possui essa capacidade de transformação... Porque Ele precisa alterar a sua energia, a sua aparência e a sua manifestação de acordo com o seu propósito divino.
Esse entendimento de que Deus é Uno e Trino, ao mesmo tempo, torna possível visualizar toda a sua grandiosidade e magnitude, como Aquele que é um Ser Absoluto, Divino e Eterno.
De acordo com as Religiões Ancestrais Africanas, o Deus Supremo possui três manifestações distintas:
- Olodumarê, Aquele que é o Supremo Criador;
- Olorun, Aquele que Governa o Orun (Céu);
- Olofin, Aquele que faz a Ligação entre o Orun e o Aiye (Céu e Terra).
Olodumarê representa a Primeira Manifestação da Energia Divina. Ele é o Criador de todo o Universo e também dos Orixás. 
Quando Olodumarê assume a Segunda Manifestação de sua Divindade, Ele se apresenta como Olorun... Enquanto está sob essa energia, Olorun administra todos os Astros e Corpos Celestiais. 
Para se manifestar aos seus Filhos Orixás, Ele assume a Terceira Manifestação e adquire a aparência de Olofin... É Olofin que distribui o Axé aos Orixás, e estes o redistribuem aos Filhos de Santo.
Dessa forma, a energia divina circula entre o Céu e a Terra, entre o Òrun-Àiyé, e mantém o equilíbrio de todas as coisas.
Enfim, seja como Olodumarê, Olorun ou Olofin, Deus é "Deus", mesmo que Ele possua muitos nomes...