Mama Watta é uma Entidade Africana, pouco conhecida no Brasil, mas muito cultuada nos Países da América Central e da África Ancestral...
Mami Wata, Mama Watta, Mom Water ou Mammy Water, significa "Mãe das Águas", mas num sentido mais profundo, ela é a representação da Mãe Ancestral, ou, a Primeira Mãe da Humanidade.
Ela é uma Mãe das Águas, muito confundida com os Orixás Femininos: Iemanjá e Oxum ou até mesmo, como o Orixá Andrógeno Olokun, ou com o Vodun Yewá, ou mesmo, com o Vodun Azihi...
No entanto, sua aparência e suas atribuições diferem dessas outras Entidades em alguns aspectos. Por conta de suas particularidades, as Histórias de Mama Watta se confundem com muitas Lendas Africanas e com muitos Mitos de outros Países.
Para alguns Estudiosos, Mama Watta foi a primeira Entidade a habitar esse Mundo. Como tudo era água no começo dos tempos, Olodumaré enviou Mama Watta para proteger o Planeta. Em seguida ouve a separação das Terras e das Águas, então Mama Watta permaneceu nas Águas, mas obteve permissão para andar na Terra. Por isso, ela pode se transfigurar em um Ser Aquático ou em um Ser Humano, conforme a sua vontade.
Por exemplo, contam algumas Lendas que Mama Watta pode se transformar em uma Sereia, em uma Feiticeira ou em uma Bela Mulher... Tudo depende da ocasião. Muitos moradores de algumas Cidades do Litoral Africano, afirmam já terem visto uma Mulher de beleza radiante sair das águas e se misturar ao Povo da Região. Outros, ao contrário, já viram uma mulher se transformar em uma Sereia diante de seus olhos e sumir nas águas... Em algumas ocasiões, algumas pessoas viram uma Feiticeira de beleza estonteante, dançando em meios às festividades locais.
São muitas histórias com diferentes narrativas! Mas, em todas elas existe uma particularidade: a bela mulher sempre carrega consigo uma cobra enrolada no corpo. Dizem que essa cobra a protege de qualquer infortúnio.
Enfim, Mama Watta representa essa força feminina que é capaz de enfrentar todos os problemas sem perder a sua maior arma: a feminilidade! Ela carrega o arquétipo da Mãe, Feiticeira, Guerreira, Mulher, Protetora, Desbravadora, entre tantas outras atribuições do aspecto feminino.