quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Entendendo a função de um "Cramunhão"...


Como já explicamos na Postagem Reinos Celestiais e Reinos Infernais, Exu e Diabo vivem em Reinos Opostos. Enquanto Exu ocupa o Alto (Céu/Orun), junto aos demais Orixás, o Diabo ocupa o Embaixo (Inferno/Apaadi). A Terra (Aye) fica no centro dessa disputa, dessa batalha, entre o certo e o errado, o bem e o mal...
Por aqui vivem todos os tipos de criaturas e seres: carnais, espirituais, elementais, encantados, astrais, fluídicos, etc. Entre esses seres existem aqueles que são "positivos" e aqueles que são "negativos".
Positivo e Negativo nada tem a ver com Bem e Mal. Positivo ou Negativo são duas polaridades, que indicam seres carregados energeticamente de carga positiva ou carregados energeticamente de carga negativa.
Os Seres Humanos possuem as duas cargas eletroquímicas (positiva e negativa). Senão não estariam vivos! Entretanto, cada Ser Humano escolhe se quer ser "Bom" ou ser "Mau". Dessa forma, bem e mal nada tem a ver com positivo e negativo.
Um Cramunhão é um Ser Negativo, capaz de auxiliar os Exus na hora de descarregar cargas antagônicas. Dificilmente ele incorpora, dá passe ou se apresenta, porque a função dele é auxiliar! Entretanto, os Médiuns Clarividentes inexperientes podem "ver" um Cramunhão... E é aí que começa a confusão e a bagunça!
Para entender melhor, um Cramunhão é uma Entidade Sobrenatural, como: o Boitatá, o Saci Pererê, o Curupira, o Boto Cor-de-Rosa, a Mula-Sem-Cabeça... Diferentemente da Iara e do Negrinho do Pastoreio, que viveram como Seres Humanos, mas depois se "encantaram" e se transformaram em Seres Sobrenaturais!
Para muitas pessoas é difícil entender isso: como assim, não existem só Seres Humanos ou Espíritos? Como assim, que Deus criou outras criaturas? Sim, gente, Zambi criou muitas coisas: gente, bicho, espírito, Anjo, Orixá, Seres Encantados, etc. Zambi (Deus) criou muita coisa que a gente não vê, mas que existe!
Os Guardiões dos Reinos Naturais protegem a Natureza, claro, e podem interferir em movimentos naturais da água, da terra, do fogo e do ar. Por exemplo, quando um Saci Pererê "aparece", ele levanta as folhas do lugar e esparrama tudo com um forte vendaval! Ele também assovia alto pra avisar que está passando...
A mesma coisa ocorre com um Cramunhão... Quando ele está num lugar gosta de mexer com as pessoas e "assustar"! Por isso, muitas pessoas se arrepiam, algumas sentem calafrios na nuca e outras ouvem sussurros.
Um Cramunhão não é o Diabo, nem Capeta, nem Demônio, muito menos Exu! Um Cramunhão é um Ser Sobrenatural, que nunca teve vida encarnada. Ou seja, um Cramunhão, é uma Criatura Mística, com poderes sobrenaturais e que existe para "atentar" (testar) os outros.
Quando os Médiuns Clarividentes veem um Cramunhão a auxiliar as Entidades nos Trabalhos de Esquerda, pensam se tratar de um Exu Mirim. Mas, os Exus Mirins tiveram vida encarnada, e sua aparência é a de uma pessoa normal, mas com idade infantil e trajes de Guardião.
Já um Cramunhão possui a aparência semelhante a um "Capetinha" com rabo e com "chifrinhos"... Ou seja, o que é reconhecido erroneamente como "capetinha", na verdade, é um Cramunhãozinho!
Assim, se um Médium Clarividente visualizou um Cramunhão auxiliando o Trabalho dos Exus, isso significa que alguém da Casa tem como auxiliar os "Exus Maiorais" (ou Exus de Comando do Embaixo).
Quer dizer, o Médium está ali num Trabalho de Esquerda, mas pode trabalhar na Kimbanda Pura, porque possui a Esquerda Absoluta. Portanto, essa é a principal função de um Cramunhão: a de acompanhar os "Maiorais"!
Para finalizar, vamos esclarecer que a palavra Cramunhão jamais deveria ser utilizada como sinônimo para Diabo, Capeta e Demônio... Visto que cada uma dessas Entidades possui funções e atribuições bem distintas!