sábado, 28 de agosto de 2021

Reencarnação


A Umbanda acredita na reencarnação. A prova disso está em uma das comunicações do Caboclo Sete Encruzilhadas, quando ele manifesta a aparência de um índio, mas também mostra o aspecto de um padre europeu.
Nas diversas histórias da Umbanda, é possível perceber relatos sobre a vida após a morte. Inclusive, muitas histórias relatam inúmeras reencarnações e como em cada uma delas agiu o espírito em questão.
Também é possível ouvir das Entidades relatos diversos sobre suas vidas. Dessa forma, o médium recebe diferentes exemplos sobre como viver adequadamente em sua vida e sobre como agir conforme a Lei, para evitar a queda espiritual.
Ou seja, o espírito encarnado recebe toda a ajuda necessária para evitar o erro e melhorar sua conduta. Afinal, ele já ocupou outros corpos em outras vidas!
Cada encarnação posterior nos cobrará as ações da encarnação anterior! Isso significa que em cada encarnação devemos evoluir, para agir diferente da vida anterior.
A reencarnação existe para nos melhorar, porque nos coloca no lugar do outro, mesmo quando não aceitamos. Por exemplo...
Se em uma encarnação o espírito nasceu com roupagem de pessoa abastada, mas perseguiu os menos favorecidos, em sua próxima encarnação terá a aparência de uma pessoa sem privilégios.
Se foi dado ao espírito a chance de contribuir com a Sociedade utilizando sua mediunidade, mas ele a utilizou para fins mesquinhos e deploráveis, em sua próxima vida ele será privado de qualquer dom...
Se um espírito recebe a missão de ser pai ou mãe e desvaloriza essa missão de alguma forma, em sua próxima existência ele jamais terá filhos.
Outra coisa que muito se discute em qualquer existência é a cor da pele, porque dependendo a época em que o espírito nasceu, a cor da pele poderá influenciar sua encarnação...
Por exemplo, antes de Cristo, qualquer pessoa era escravizada, principalmente os judeus... Depois de Cristo, a História experimentou diferentes reveses: com mulheres acusadas de bruxaria, com nações sendo dizimadas por terem outras crenças, com pessoas de etnias diferentes sendo escravizadas, entre outras atrocidades.
Portanto, em qualquer época da História sempre ocorreram perseguições aos Filhos da Terra. Entretanto, em todas elas, o homem sempre teve a chance de evoluir e de melhorar...
Por acreditar na reencarnação e na vida após a morte, a Umbanda possui esse propósito, de auxiliar a todo e qualquer espírito o caminho verdadeiro da evolução.
Enfim, a Umbanda é uma Religião que acolhe a todos igualmente, sem distinção, porque sabe que estamos aqui de passagem para evoluir através de múltiplas experiências...