segunda-feira, 16 de novembro de 2020

Quem faz a caridade verdadeira?


Falar que faz caridade é fácil... O difícil é fazer caridade de verdade! Mas, afinal, o que é a caridade verdadeira?
Vivemos em um mundo onde tudo deve ser pago... No dia a dia, nós precisamos pagar: moradia, luz, água, comida, higiene, roupas, acessórios, etc. Em um Terreiro é a mesma coisa.
Quando a Casa é alugada, o aluguel precisa ser pago. E temos que pagar também: luz, água, produtos de limpeza e todos os materiais utilizados dentro dos atendimentos.
Muitos médiuns ignoram o fato de que o Chefe do Terreiro tem uma missão maior que todos os médiuns juntos, que é a de dirigir a Casa. E para dirigir uma Casa, é preciso ter dinheiro!
Em muitas ocasiões, diversos Dirigentes Espirituais enfrentam diferentes dificuldades financeiras para prosseguir com a sua missão pessoal.
Quando isso acontece, a maioria dos Dirigentes fecha as portas de sua Casa. Ele prefere "fechar" ao público, para não abandonar a sua missão pessoal.
Nessas horas, onde está a caridade do médium umbandista? O verdadeiro umbandista sabe enxergar quando seu "Pai" ou sua "Mãe" de Santo necessita de ajuda financeira.
Se os médiuns da Casa só sabem pedir e pedir, sem nada contribuir, como manter a Casa em funcionamento?
A Umbanda é caridade, porque atende gratuitamente aos assistidos. No entanto, necessita do auxílio dos participantes da Corrente Mediúnica, para prosseguir trabalhando. 
É muito constrangedor para um Dirigente pedir ajuda... Porque ele quer fazer caridade, mas precisa de dinheiro para pagar as contas do Terreiro.
Certa vez um Babalorixá da Bahia me falou: "A Umbanda faz caridade? E quem limpa a sujeira? Essa sujeira custa caro e fica nas costas do Babalorixá ou da Ialorixá (Pai ou Mãe do Terreiro)."
Muitos médiuns sabem cobrar do Pai ou da Mãe: preciso de uma firmeza, preciso de um banho, preciso de uma guia, preciso disso, preciso daquilo... Pai me atende, Mãe me atende!
Além dos gastos com objetos, existe o tempo... O tempo também custa dinheiro. Por isso, no Candomblé o "Tempo" é venerado como um Orixá e precisa ser tratado adequadamente.
O Criador de tudo nos ensinou a honrar o tempo de cada coisa... Por isso, Ele tirou um tempo para descansar! Dessa forma, Ele nos fez entender o que significa a palavra "tempo".
A mesma coisa acontece dentro do Terreiro: há o tempo certo pra tudo! Quando a missão de um Chefe de Terreiro exige dedicação exclusiva, como trabalhar em outra função para ganhar dinheiro?
Se o tempo de um Babalorixá ou de uma Ialorixá é dedicado exclusivamente ao Trabalho Mediúnico, então, como ele vai viver sem cobrar pelo seu tempo?
Infelizmente, a ignorância de muitos médiuns é tanta, que se faz necessário implorar: por favor, ajudem a manter a Casa!!! Sejam umbandistas de verdade e pratiquem a verdadeira caridade!