domingo, 2 de fevereiro de 2014

Salve a Rainha do Mar...

Alodê, Odoyá... Odofiaba Iemanjá! Odociaba!


Em 02 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional de Iemanjá. A imagem de Iemanjá (Yemanjá) foi construída há mais de 30 anos na Praia Grande, com 8 metros de altura, junto a dois espelhos de água. O espaço é rodeado por dezesseis coqueiros que representam os Orixás.
Iemanjá é a Senhora das Águas, a Rainha dos Mares, aquela que cuida de todos os seus filhos por igual... O seu sincretismo com algumas qualidades de Nossa Senhora, se deve ao fato de que ela é considerada a "Mãe do Mundo" ou "Mãe dos Orixás", assim como Maria é a Mãe de Todos.
A Festa Católica acontece na Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, na Cidade Baixa.. Enquanto os Templos de Umbanda e Terreiros de Candomblé, fazem divisões na praia, delimitando o espaço com cordas, fitas e flores nas praias, para a realizarão de seus trabalhos.
Iemanjá já realizou diversos milagres e, por isso, a sua devoção aumenta continuamente... Ela é venerada tanto por Brasileiros, quanto por Estrangeiros. Podemos comprovar essa devoção em inúmeras imagens espalhadas pelo mundo afora.
Para presentear a Rainha do Mar, muitos devotos enfeitam os barquinhos com: fitas coloridas, colares, pulseiras, tiaras, perfumes, espelhos, rosas e outras flores brancas... Também é possível lhe servir um manjar branco com caldas de mel e ameixa e um champagne.
Para saudar Iemanjá, a Rainha do Mar, basta cantar: Odoyá! Odofiaba... Odociaba! Alodê... Então, basta fazer os pedidos, porque a Rainha do Mar aceita a todos...