segunda-feira, 4 de novembro de 2013

EGUNS com ou sem luz...

As Almas Benditas e as Almas Penadas.



Aproveitando a passagem do Dia de Finados, vamos explicar melhor o que é "egun". Egun é um espírito ou alma de outro mundo. Ele pode ser:
- alma bendita (abençoada ou benfazeja);
- alma penada (que "pena" as suas penas);
- alma perdida (que vaga pelos lugares sem rumo);
- alma das trevas ou da escuridão profunda (almas de magos negros);
- alma do mar das lamas (ou do lodo da perdição);
- alma do inferno (ou do abismo profundo);
- alma amaldiçoada (ou acorrentada a alguma dívida);
- alma aflita (sem fé e cheia de dúvidas);
- alma do purgatório ou do umbral (que está expurgando seus pecados);
- entre outras denominações...
Um Egun pode pertencer à luz ou às trevas, dependendo de como foi sua existência... Mas, ele também pode tornar-se um Egungun (Alma que cumpriu sua missão de vida e "subiu"). Segundo os Candomblecistas, nós os Umbandistas, trabalhamos com "Eguns de Luz" (eles utilizam esse termo para designar as Entidades que incorporam na Umbanda).
Por isso, durante o desenvolvimento do Abiã (futuro Iyawô), utilizam-se os contra-eguns. Um contra-egun serve para evitar a aproximação de qualquer Entidade (alma ou espírito). Pois, durante a Feitura do Abiã, ele deve ter contato, apenas e somente, com o seu Orixá.
Agora, voltando a explicar sobre as almas... Uma Alma Amaldiçoada é uma Alma bastante sofredora, que não se perdoa e nem foi perdoada. Ela pode assumir as mais diversas formas e aparências para expressar a sua dor: lobisomem, vampiro, ogro, etc. Uma Alma Negra é uma Alma que fez muito mal à humanidade e vive na escuridão profunda, assumindo quase o aspecto de um demônio. Uma alma aflita é uma alma que deixou algo mal resolvido ou não teve tempo de solucionar seus problemas e fica vagando e atormentando. E assim por diante...
Mas, como nos livrar dessas almas? Nas Religiões Africanas, Ciganas, Pagãs e Ameríndias utilizavam-se diversos objetos de adorno, para proteção contra as almas. Nós Umbandistas, também fazemos isso: nos protegemos com as populares guias (ou colares de miçangas). Além de outras práticas diversas aplicadas em nosso Culto. Por isso, durante o desenvolvimento existem os boris, amacis, orações, cantos, pontos, vestimentas, etc.

Uma curiosidade:
Existem muitas lendas envolvendo a história das Treze Almas Benditas ou Almas Santas e Convertidas. Muitos avós costumavam utilizar esses termos ao falar das almas... Alguns até tinham o costume de rezar para as "Almas Santas ou Benditas". A história das Treze Almas Benditas fala das almas que morreram queimadas em um prédio no RJ... Já as Almas Santas e Convertidas, são aquelas que morreram em massacres diversos pela Europa.