quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Santo Cruzado, Santo Amarrado, Santo Virado, Santo Afastado, Santo Invertido, Santo Quebrado ou Santo Enfraquecido.


São muitos comentários e muitas definições diferentes sobre o "Santo" que comanda o camatulê - topo da cabeça do médium. Por isso, resolvemos escrever sobre isso...
Um médium não possui apenas um "Santo" ou Entidade atuando junto dele... Também não possui a proteção de apenas um Orixá ou uma Linha de vibração (frequência vibratória). Muita gente confunde isso com "cruzamento". Mas, "cruzar o santo" nada tem a ver com Santo trabalhando cruzado!
Portanto, não podemos confundir a denominação: "Eu vi duas Entidades trabalhando atrás do médium..." com "Será que ele está com o Santo Cruzado?" Isso não é Santo Cruzado, isso é o fortalecimento do médium por mais de uma Entidade; porque o trabalho requer maior energia de atuação.
Também há o caso em que um Caboclo, um Preto-velho ou outra Entidade qualquer, atuam em mais de uma Linha, pela evolução que possui... Então, não é uma Entidade Cruzada, é uma Entidade que atua na força de Duas Linhas!!!
Santo Virado é o mesmo que Santo Invertido e significa que o Orixá que devia estar de frente com a pessoa, não está... Isso pode ocorrer por diversos motivos: Kharma de família e de antepassados, gerando herança com o Santo em questão; Feitura errada; ou o próprio médium que buscou caminhos tortuosos, etc.
O Santo Enfraquecido é aquele que está "desgastado" de tanto lutar pelo médium e quase não aguenta mais socorrê-lo de todas as "presepadas" em que ele se enfia...
Um Santo Quebrado é o mesmo que um Santo "alquebrado", debilitado, exausto, por tanto socorrer o Médium imprudente e invigilante.
Um Santo fica Afastado quando a pessoa o decepcionou tanto, que ele nem sente mais vontade de acompanhar o médium... Por exemplo, aquela pessoa que diz que se Oxóssi manda nela, só Oxóssi pode trabalhar. Então, as outras Entidades se afastam...
Outra coisa, tem gente que acha que pode "amarrar" o Santo de outra pessoa! Gente: Santo, Orixá ou Entidade não se amarram, pois Eles são livres! O que pode ser "amarrado" é a vida da pessoa, com trabalhos de Magia Negra.
Mas, isso só acontece com quem não vigia e não cuida de si mesmo! Por isso, é preciso estar sempre vigilante em nossas ações. Precisamos entender que, o mal que praticamos sempre retorna para nós
Existem divergências de um Terreiro a outro, porque existem diferenças na forma de preparar o Santo, devido à Nação. Dessa forma, sempre devemos respeitar o livre arbítrio de cada um!
Enfim, é preciso entender que todo médium precisa de Feitura... Porque a Feitura ajudará o médium a equilibrar a sua energia e a vibrar na mesma sintonia (frequência vibratória) do seu Santo (Orixá).
Pra finalizar vai um conselho: Cuide do seu Santo e deixe que o outro cuide do Santo dele. Porque o privilégio de cuidar do "Santo" dos outros, pertence ao Dirigente Espiritual de uma Casa de Axé!