segunda-feira, 8 de julho de 2013

A importância do trabalho dos Exus e das Pombagiras na Umbanda Sagrada...


Os Exus e as Pombagiras* são mais que simples Guardiões... Eles possuem uma função muito maior do que acompanhar o "cidadão" para cima e para baixo. Eles são, antes de mais nada, transmutadores, transformadores e condutores.
Os Guardiões conseguem transmutar toda e qualquer energia, transformando o ambiente aonde atuam. Eles também são condutores: de pessoas, de espíritos, de locais ou de acontecimentos. Exus e Pombagiras trabalham incansavelmente para o bem comum, mesmo em lugares onde são ultrajados e discriminados. Eles protegem escolas, repartições públicas, igrejas, templos, comércios, indústrias e empresas diversas. E estão lá, trabalhando no meio da multidão, como se fossem espíritos comuns.
A aparência que Eles utilizam no Umbral no momento do trabalho, nada mais é do que um disfarce, para passarem despercebidos no meio em que atuam. Eles precisam parecer "iguais ou semelhantes" a quem Eles ajudam ou recolhem, para não serem rechaçados e repelidos na hora do atendimento.
Por isso, temos os mais variados "Exus" e as mais variadas "Pombagiras", todos utilizando roupagem fluídica condizente com a aparência do local ou do ambiente em que estão trabalhando.
Nós aqui na Terra, somos muito apegados a conveniências, aparências e nomes. Aos Espíritos nada disso importa, pois Eles compreendem que na Esfera Extra-humana, o mais importante é a essência espiritual de cada criatura.
Mesmo assim, nas situações extremas do Umbral, ainda existem criaturas apegadas ao seus anseios, tradições e aparências... Assim como aqui, nessa dimensão, somos apegados aos valores transitórios da carne.
Por conta disso, existem os Exus e as Pombagiras... Falangeiros Guardiões, com as mais variadas funções! Eles podem transitar e agir em diferentes meios, com a missão de "queimar" energias sólidas ou densificadas pelas mazelas humanas.
Os Exus e as Pombagiras só não fazem uma coisa: interferir no Livre Arbítrio de cada ser! Porém, a Eles é dado o direito de intervir em determinadas questões... Mas, como existe o Plano Reencarnatório de cada um, todos os trabalhadores espirituais estão obrigados a respeitar e seguir o que está escrito nesse plano.
Como existem as "Dívidas Khármicas", mesmo em um trabalho de magia ou demanda, os Guardiões são obrigados a observar e esperar a Lei de Ação e Reação acontecer... Ou seja, numa briga entre dois "bruxos" Eles não tomam partido, apenas servem o que cada um lhe solicitar, como é da Lei. E depois do desencarne de ambos, estes pagarão conforme a Lei Maior determinar.
Conforme diz o ditado: "Cuidado com o que você pede, que você pode conseguir!" É preciso saber o que e como pedir, sempre respeitando a Lei Maior e seguindo os princípios básicos da Lei de Causa e Efeito.
Portanto, os Exus e as Pombagiras fazem mas, depois, cobram! Por isso, um conselho: "Não fique em dívida com um Exu ou com uma Pombagira, porque Eles têm o direito de cobrar como bem entender... Porque é da Lei."
Os Exus ou as Pombagiras jamais serão espíritos "caídos", como muitos ignóbeis pensam... Pelo contrário, eles são espíritos que abriram mão de sua função e formação primordial, para dedicarem-se a uma causa maior: o resgate das almas umbralinas.

*Pombagiras - grafia analisada pela USP, no documento:
www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde.../Tese_Mariana.pdf

Resultado de imagem para exu tranca ruaResultado de imagem para maria padilha