terça-feira, 29 de novembro de 2022

Lilith, a Protetora dos Mistérios Femininos.


Muitas deusas do Antigo Mundo possuem a aparência semelhante a de Lilith, como: Ísis, Egeia, Maat, Kali, Nut, Ishtar, Astarte, Brigith, Afrodite, Ostara, Freya, Hathor, Maya, Gaia, Bastet, entre tantas outras...
Essa aparência de "deusa" se mistura em muitas divindades e se confunde em muitos mitos, como se a mesma deusa aparecesse em mais de um lugar ao mesmo tempo. Devido a essa similaridade em seu Culto, Lilith pode apresentar muitas faces distintas e ocultar muitos mistérios!
Lilith representa o arquétipo da Mãe, Mulher, Protetora, Sacerdotisa, Bruxa, Deusa, Rainha, entre tantos outros aspectos femininos incorporados à manifestação da feminilidade. E assim como ocorre com tantos mitos, existe muita discussão em torno de suas origens e até uma certa "demonização" de seu Culto.
É difícil afirmar com precisão a origem do Culto à Lilith, pois a sua história se confunde em meio à tantos outros Rituais em muitas Culturas, Mitologias e Lendas... Dessa forma, fica difícil separar o que é real do que é imaginário!
Existem Holistas que afirmam que Lilith foi uma das Entidades Sumérias que ajudaram a povoar a Terra...  Por isso, é possível ler sobre Lilith em antigos manuscritos da Mesopotâmia e da Babilônia.
Alguns Estudiosos do Exoterismo afirmam que Lilith foi a primeira esposa de Adão; mas, que ela se negou a assumir esse papel... Então, Deus criou Eva e expulsou Lilith de sua Presença.
Outros afirmam que Lilith era um Anjo, assim como os outros que vieram para a Terra, e que após a sua queda tornou-se uma das deusas dos Antigos Reinos.
Para muitos adeptos do Paganismo, Lilith é uma espécie de Anjo Feminino ou de Deusa... Para outros, Lilith representa o aspecto feminino de um demônio. E para outros ainda, ela era simplesmente, uma Rainha dos Reinos Antigos da Terra.
Anjo ou Demônio, Rainha ou Deusa, Bruxa ou Sacerdotisa... Seja como for, Lilith representa a figura feminina que se sobrepõe aos parâmetros sociais. E nos dias atuais, muitas mulheres vivenciam em si mesmas essa "dualidade" de Lilith.
Na Umbanda, o arquétipo de Lilith está presente nas apresentações das Pombagiras, bem como, nas manifestações das Ciganas e das Bruxas...

Pra finalizar, segue abaixo um Poema em forma de Oração, retirado de uma Antiga Canção Celta. O texto foi extraído do Livro "Cânticos e Canções Pagãs - Wicca".

Bençãos da Deusa

Eu sou a Deusa dos mil nomes,
Do poder infinito e dos múltiplos dons,
Manifestados na diversidade das minhas faces,
Honrada e veneradas ao longo dos milênios.
Eu sou Gaia, a Mãe terra da antiga Grécia,
Coloquei a ordem na vastidão do caos,
Criando o Universo no ritmo da minha pulsação.
Eu sou Ísis, a Deusa egípcia,
Ofereço a cura e a transformação,
Para quem as procuras,
Pois tenho o poder de plasmar um novo mundo.
Eu sou Cerridwen dos Celtas,
No meu caldeirão mágico guardo o alimento da alma,
A fonte inesgotável de sabedoria e inspiração,
Quanto mais eu dou, mais eu recebo.
Eu sou Atena da Grécia,
Conhecida por minha sabedoria
Como meu totem-a coruja
Ouço e vejo tudo o que se passa ao meu redor,
Sou forte como o carvalho,
Ou pacificadora como a oliveira.
Eu sou Diana, a Deusa lunar Romana,
Protetora das mulheres e das crianças
Guardiã das florestas e dos animais,
Acerto as flechas no alvo dos meus desejos.
Eu sou Bast, a Deusa gato do Egito,
Graciosa, sinuosa,brincalhona e afetuosa,
Irradio o calor e a luz do glorioso sol.
Eu sou Freya, a bem amada Deusa Nórdica,
Sobrevoando o mundo, canto alegremente,
Celebrando os laços entre amigos e amantes,
Eu sou Hécate, a tripla Deusa grega,
Guardiã da noite e das encruzilhadas,
escolho o caminho que eu quero trilhar,
permeando a razão com o brilho da intuição.
Eu sou Ereshkigal da Assiría e Babilônia,
A rainha do mundo subterrâneo,
Para crescer, desfaço-me da velha pele,
Sou detentora do profundo poder da renovação.
Eu sou KwanYin, a Deusa chinesa da compaixão,
Ouço e consolo as dores do mundo,
Protegendo as mães e seus filhos,
Ensinando a magia da mutação.
Eu sou Maat do Egito,
Verdade, justiça e lei são regras do meu universo,
Estabeleço a harmonia com meu poder divino.
Eu sou Rhiannon, a Deusa galesa equina,
Viajo livre,serena e segura no mundo,
Com minha voz melodiosa,
Acordo os mortos e adormeço os vivos.
Eu sou Sedna dos esquimós,
Conheça-me e honra-me através dos animais,
Ursos, baleias, focas e peixes,
Todas as criaturas da terra e do mar,
São parte de mim e tem o direito de viver.
Abençoadas sejam todas as Deusas!
Que assim seja!!!

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

Entendendo a função de um "Cramunhão"...


Como já explicamos na Postagem Reinos Celestiais e Reinos Infernais, Exu e Diabo vivem em Reinos Opostos. Enquanto Exu ocupa o Alto (Céu/Orun), junto aos demais Orixás, o Diabo ocupa o Embaixo (Inferno/Apaadi). A Terra (Aye) fica no centro dessa disputa, dessa batalha, entre o certo e o errado, o bem e o mal...
Por aqui vivem todos os tipos de criaturas e seres: carnais, espirituais, elementais, encantados, astrais, fluídicos, etc. Entre esses seres existem aqueles que são "positivos" e aqueles que são "negativos".
Positivo e Negativo nada tem a ver com Bem e Mal. Positivo ou Negativo são duas polaridades, que indicam seres carregados energeticamente de carga positiva ou carregados energeticamente de carga negativa.
Os Seres Humanos possuem as duas cargas eletroquímicas (positiva e negativa). Senão não estariam vivos! Entretanto, cada Ser Humano escolhe se quer ser "Bom" ou ser "Mau". Dessa forma, bem e mal nada tem a ver com positivo e negativo.
Um Cramunhão é um Ser Negativo, capaz de auxiliar os Exus na hora de descarregar cargas antagônicas. Dificilmente ele incorpora, dá passe ou se apresenta, porque a função dele é auxiliar! Entretanto, os Médiuns Clarividentes inexperientes podem "ver" um Cramunhão... E é aí que começa a confusão e a bagunça!
Para entender melhor, um Cramunhão é uma Entidade Sobrenatural, como: o Boitatá, o Saci Pererê, o Curupira, o Boto Cor-de-Rosa, a Mula-Sem-Cabeça... Diferentemente da Iara e do Negrinho do Pastoreio, que viveram como Seres Humanos, mas depois se "encantaram" e se transformaram em Seres Sobrenaturais!
Para muitas pessoas é difícil entender isso: como assim, não existem só Seres Humanos ou Espíritos? Como assim, que Deus criou outras criaturas? Sim, gente, Zambi criou muitas coisas: gente, bicho, espírito, Anjo, Orixá, Seres Encantados, etc. Zambi (Deus) criou muita coisa que a gente não vê, mas que existe!
Os Guardiões dos Reinos Naturais protegem a Natureza, claro, e podem interferir em movimentos naturais da água, da terra, do fogo e do ar. Por exemplo, quando um Saci Pererê "aparece", ele levanta as folhas do lugar e esparrama tudo com um forte vendaval! Ele também assovia alto pra avisar que está passando...
A mesma coisa ocorre com um Cramunhão... Quando ele está num lugar gosta de mexer com as pessoas e "assustar"! Por isso, muitas pessoas se arrepiam, algumas sentem calafrios na nuca e outras ouvem sussurros.
Um Cramunhão não é o Diabo, nem Capeta, nem Demônio, muito menos Exu! Um Cramunhão é um Ser Sobrenatural, que nunca teve vida encarnada. Ou seja, um Cramunhão, é uma Criatura Mística, com poderes sobrenaturais e que existe para "atentar" (testar) os outros.
Quando os Médiuns Clarividentes veem um Cramunhão a auxiliar as Entidades nos Trabalhos de Esquerda, pensam se tratar de um Exu Mirim. Mas, os Exus Mirins tiveram vida encarnada, e sua aparência é a de uma pessoa normal, mas com idade infantil e trajes de Guardião.
Já um Cramunhão possui a aparência semelhante a um "Capetinha" com rabo e com "chifrinhos"... Ou seja, o que é reconhecido erroneamente como "capetinha", na verdade, é um Cramunhãozinho!
Assim, se um Médium Clarividente visualizou um Cramunhão auxiliando o Trabalho dos Exus, isso significa que alguém da Casa tem como auxiliar os "Exus Maiorais" (ou Exus de Comando do Embaixo).
Quer dizer, o Médium está ali num Trabalho de Esquerda, mas pode trabalhar na Kimbanda Pura, porque possui a Esquerda Absoluta. Portanto, essa é a principal função de um Cramunhão: a de acompanhar os "Maiorais"!
Para finalizar, vamos esclarecer que a palavra Cramunhão jamais deveria ser utilizada como sinônimo para Diabo, Capeta e Demônio... Visto que cada uma dessas Entidades possui funções e atribuições bem distintas!

sábado, 19 de novembro de 2022

Exu Maioral e o Comando na Kimbanda.


Se já é complicado cumprir missão na Umbanda, devido ao preconceito, imagine então, cumprir missão na Kimbanda! Além de existir muito despreparo e muito desconhecimento por parte das pessoas, existe também muito misticismo...
Médium que nasce para ser um intermediador entre os Reinos Infernais e o Reino Terreno sofre de muitas maneiras... Sofre com o medo que ele próprio sente, sofre com suas visões infernais, sofre com o sofrimento das criaturas, sofre pelos seres que sofrem...
Para compreender todas essas sensações, o médium que possui missão com a Kimbanda também precisa desenvolver... Ele deve passar por feitura e realizar os procedimentos necessários ao seu processo de adaptação, da mesma forma que um médium de Umbanda.
Pois, além de não ser fácil entender que ele é um médium de Kimbanda, também não é fácil entender o que é certo fazer e o que é realmente errado! Quer dizer, entender que o Diabo também trabalha pra Deus e que obedece ordens dos Seres Celestiais exige um profundo entendimento!
Na Bíblia isso está exemplificado de muitas maneiras, mas pouca gente lê e entende a Bíblia realmente! Por exemplo, quando o Diabo pergunta a Deus sobre Jó: "Posso testar aquele Homem?" E Deus responde: "Pode... Só não toque na vida dele!" Deus está dando permissão ao Diabo para agir... Ou seja, o Diabo não age sem a permissão do Pai Celestial.
É difícil aceitar que Deus permita ao Diabo agir em seu nome! E mais difícil ainda, é entender isso... Em outra passagem, Jesus expulsa uma Legião de Demônios de um homem que, em seguida, atacam uma manada de porcos e se atiram ao precipício.
Nesse caso, era uma Legião de Espíritos Imundos, então, uma "legião de vidas" deveriam ser sacrificadas! Cabe aqui o ditado: "Uma vida por outra vida." Além disso, nessa passagem Bíblica explicam-se vários fatores:
- Jesus detinha o Dom do Comando, por isso os Demônios obedeceram...
- Os Demônios obtiveram permissão para atacar aquele homem, porque ele interviu na Lei Divina.
- Para que a vida do homem fosse poupada, se fez necessário um sacrifício que equivalesse ao tamanho de sua dívida khármica.
Nessa passagem também se explicou a Lei de Causa e Efeito, a Lei do Kharma, a Lei do Sacrifício, a Lei da Hierarquia Celestial, entre tantas outras Leis... Esse entendimento quanto às Leis Espirituais se faz necessário para que o médium possa cumprir devidamente a sua missão, principalmente, se for uma missão dentro da Kimbanda.
Trabalhar na Kimbanda, não significa trabalhar com o Diabo... Mas, aqui explicamos como funcionam as Leis Infernais, para um melhor entendimento das Leis Terrenas. Pois, o médium que possui essa missão, precisa compreender como funcionam as leis para não intervir em situações irreparáveis.
Existem, dentro da Lei Maior, determinadas violações que impedem reparação ou retratação. Então, tanto o Diabo, quanto seus auxiliares, podem agir e cobrar... E nisso ninguém pode intervir! Seja um médium ou qualquer outra pessoa.
Para atuar na Lei de Kimbanda, o médium deve ter em sua Hierarquia um Exu Maioral. Um Exu Maioral é um Exu de Comando na Kimbanda. Ou seja, ele é um Exu que pode subir e descer sem se comprometer com a Lei Maior!
"Subir e descer" não significa, de forma alguma, viver no Embaixo... Pois, só quem vive no Embaixo (Inferno e outros Reinos das Profundezas) são as Criaturas Infernais.
Um Exu Maioral só vai descer, para devolver ao Embaixo um Ser Infernal, um Caído ou um Mago Negro... E o médium que atua na Lei de Kimbanda tem a missão de auxiliar o Exu Maioral em suas atribuições!

sábado, 12 de novembro de 2022

Seres Infernais



No Brasil existem diferentes nomes ou palavras que são usadas como sinônimos para se referir ao "Tinhoso"... Como por exemplo: Maligno, Coisa Ruim, Sete Peles, Inimigo de Deus, Satanás, Capeta, Capiroto, Satã, Demo, Belial, Demônio, Samael, Cão dos Infernos, Maldito, Anjo Mau, Belzebu, Lúcifer, Príncipe das Trevas, Pai da Mentira, Chifrudo, Mafarrico, Sanguanel...
Infelizmente, por falta de esclarecimento da maioria das pessoas que descreve esse assunto, existe uma controvérsia enorme em meio a tudo isso... E mais ainda: uma mistificação enorme por parte daqueles que se negam a aceitar a sua mediunidade e a sua missão espiritual.
A verdade é que metade dessas palavras indicam Entidades Pagãs ou Seres Sobrenaturais, que vivem em Dimensões Paralelas à nossa e que habitam outros Reinos ou Submundos Perdidos. Por conta disso, existe muito preconceito e muita discriminação.
Como a Kimbanda trabalha com Exus que assumem alguns desses nomes, e com Entidades que trabalham com o Espectro Energético Mais Denso da Matéria, ou o "Embaixo", existe muita confusão e desconhecimento até mesmo entre os médiuns que trabalham dentro de um Terreiro.
Então, para evitar tanta disparidade entre os próprios Umbandistas, vamos esclarecer alguns desses nomes:
- Satanás é o mesmo que Satã: é o Comandante dos Reinos Infernais!
- Diabo é o Príncipe dos Infernos ou Príncipe das Trevas... Ele é o segundo na Hierarquia de Comando dos Infernos.
- Maligno, Anjo Mau, Pai da Mentira, Chifrudo, Coisa Ruim, Tinhoso, Mafarrico, Demo, Inimigo de Deus, são todos sinônimos para falar do "Diabo", mas sem citar o seu nome diretamente.
- Capiroto é um Ser Maligno, responsável por administrar uma das Regiões Infernais. Apesar de ser usado como sinônimo de Diabo, ele pouco aparece... Por conta disso, sua aparência não pode ser definida claramente.
- Demônio não é só um... Então, o certo é dizer: Demônios. Os Demônios são os servos imediatos de Satanás e do Diabo.
- Capeta é um serviçal dos Demônios e, assim como os Demônios, também existem vários Capetas.
- Cão dos Infernos é uma criatura maligna parecida com uma besta-fera sobrenatural e que persegue aqueles que realizam pactos, e que não cumprem a sua parte no acordo... E assim como os Demônios e os Capetas, o certo é dizer Cães dos Infernos, já que eles sempre agem em grupo!
- Belial, Samael, Azazel, entre outros, são os nomes de alguns Anjos Trevosos ou Anjos Caídos.
- Lúcifer é o nome de um dos Comandantes dos Reinos Trevosos. 
- Belzebu é o nome de outro Comandante dos Reinos Trevosos...
- Sete Peles também é um Comandante dos Reinos Trevosos.
- Sanguanel é uma criatura mítica do Folclore Eslavo e de outros Países Saxões. E assim como o Cramunhão, também é um Ser Sobrenatural.
Como já explicamos em postagens anteriores, a Kimbanda possui permissão para atuar, tanto com as Entidades Negativas (ou de Esquerda), quanto com as Entidades Densificadas (ou do Embaixo), devido à sua missão de resgate.
E finalizamos afirmando novamente: Exu é um Orixá que habita o Orun (Reino Ceslestial), que fica acima... Os Seres Infernais habitam o Àpáàdì (Reino Infernal), que fica abaixo...