quarta-feira, 14 de setembro de 2022

Mas afinal, quem foi Cipriano?

 

A história verdadeira de São Cipriano confunde-se à inúmeras lendas, por conta de haver mais de um "Cipriano" na História.
Dizem que existiram dois "Ciprianos" historicamente reconhecidos... Um deles tido como bruxo e feiticeiro, e o outro sendo um Bispo renomado da Igreja. A história dos dois se misturou e se confundiu, por conta de algumas coincidências na vida dos dois.
São Cipriano de Antioquia morreu martirizado em setembro, no ano de 304, na Cidade de Nicomédia (Turquia, Oriente Médio). Este Cipriano foi Bruxo, antes de se converter... Como não morreu durante o martírio, foi morto por decapitação. 
São Cipriano de Cartago (Tunísia, África), também morreu martirizado em setembro, só que no ano de 258. Este Cipriano foi Bispo, Orador e Doutor das Leis. Após o martírio, também foi decapitado.
Cipriano de Cartago era Advogado, antes de entrar para a Igreja e tornar-se um Bispo. Cipriano de Antioquia era formado em Ciências Ocultas, AstrologiaAlquimia e Magia.
Enquanto Cipriano de Cartago era um Pagão neo-cristão, Cipriano de Antioquia era um Pagão não cristão. Ou seja, o primeiro acreditava em Cristo, mas não o seguia... E o segundo sequer sabia de sua existência!
Devido aos conhecimentos em Ocultismo, Cipriano de Antioquia atuou como Bruxo, viajando por diversos países do Oriente MédioA sua conversão ocorreu por causa de uma jovem chamada Justina; a qual ele tentou enfeitiçar, à pedido de um jovem apaixonado de nome Áglede. A moça desejava servir a Igreja e, por isso, recusou o matrimônio.
Como as tentativas de enfeitiçar a moça foram mal sucedidas, Cipriano de Antioquia renunciou aos seus sortilégios e queimou seus manuscritos. Entretanto, seus escritos e ensinamentos foram preservados por seus pupilos. E com o tempo, eles foram resgatados e reutilizados novamente...
A morte de Cipriano de Antioquia ocorreu junto à morte de Justina e outros cristãos, que na época também se converteram ao Cristianismo. Contam ainda, que Cipriano e Justina demoraram a morrer, mesmo após o açoitamento e a fervura em banha quente. Então, eles foram decapitados!
Na Umbanda, as Entidades que utilizam o nome de "Cipriano" representam, principalmente, aqueles que trabalham com as Artes Ocultas. Mas, muito mais do que isso, essas Entidades conhecem muito bem: a Direita e a Esquerda; a Luz e as Trevas; o Positivo e Negativo.
Portanto, todo "Cipriano" têm permissão para atuar nas quatro direções da Cruz: Acima, Abaixo, Direita e Esquerda.

Sugestão de material sobre o assunto: