Quando a mediunidade está desequilibrada, surgem diversos sintomas no campo físico e o corpo começa a sentir inúmeros desarranjos inexplicáveis.
Além das sensações costumeiras, como: calafrios, arrepios, sufocamento, apertos, amortecimento, esgotamento, etc; também surgem outros sintomas internos... O médium pode sentir desde uma fome excessiva, até a falta de apetite, ou palpitações sem explicação.
Claro, que jamais devemos confundir doença com mediunidade, e aqui nos referimos a sintomas clássicos e sem cunho científico. Sintomas mais profundos e complicados devem ser orientados e pesquisados por um médico, porque uma coisa é mediunidade e outra coisa é doença de verdade.
Normalmente, o médium que possui uma missão bem arraigada, pode até ter alguma doença congênita (hereditária), mas sabe muito bem diferenciar os sintomas... Porque uma coisa nada tem a ver com a outra, e quem é médium sabe muito bem disso!
Sintomas comuns de mediunidade, desaparecem assim que o médium começa a frequentar um lugar para desenvolver... Isso significa que era mediunidade mesmo. Ou seja, era o Plano Espiritual tentando fazer uma comunicação.
Além do fator mediunidade, também existe o fator khármico, quer dizer, existe a doença que funciona como expurgo da matéria. Ou como dizem no meio Espiritualista: "É coisa de vida passada mesmo." As coisas de outras vidas nos acompanham, porque somos seres em evolução, e a maior prova disso está nos próprios Guias Espirituais.
Quando os Guias nos contam suas histórias eles estão, justamente, nos alertando para nossa missão de vida e para a própria continuidade da vida. Quer dizer, se reencarnamos é porque temos contas a ajustar e não somos "tão vítimas assim" de uma situação.
Infelizmente, a maioria das pessoas costuma se ver como vítima e usa a mediunidade para ameaçar o outro... Por exemplo: "Olha, você vai ver, sou macumbeiro!" No entanto, esses médiuns esquecem a Lei do Retorno ou a Lei Khármica, que age a todo momento.
Ou seja, na Lei de Ação e Reação, tudo o que fazemos retorna à nós, invariavelmente... Por isso, precisamos ter certeza de que, realmente, somos as vítimas! Dessa forma, aqui cabe uma outra frase: "Não mexa com quem está quieto... Porque você não sabe quem o acompanha!"
Quer dizer, tem macumbeiro bem formado, com cara de gente comum. Então, se engana, quem pensa que pode sair por aí mexendo com qualquer um... Porque assim como meu Protetor obedece a uma Lei, o Protetor do próximo também!
Quando nos referimos a compreender a Lei, nos referimos também, a aceitar a Hierarquia que existe em todos os lugares. E a mediunidade também obedece a uma lei imutável e inquestionável.
Médium que não cumpre sua missão de vida é como um portal aberto para espíritos de baixa vibração! Esses espíritos "entram" na aura do indivíduo e fazem a festa! Então, o que vemos são médiuns desequilibrados fazendo um monte de bobagem!
O médium desequilibrado é um espírito desajustado (temporariamente), mas que pode se curar através das boas ações. Por isso, todo médium tem que cumprir sua missão!
Médium que não cumpre sua missão, torna-se um espírito negativo, que precisa adequar sua carga vibracional. Ou seja, tem que trabalhar o que não trabalhou... Enfim, essa é a Lei!
Esses dois livros explicam a evolução e a doença do ponto de vista holístico/exotérico...