quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

A presença da Astronomia nos Pontos Riscados...


Na Antiguidade, durante as Navegações Marítimas, os Antigos Velejadores utilizavam uma Bússola e Mapas de Cartas Celestes, com a Posição das Estrelas ou das Constelações. Assim, eles conseguiam se posicionar e se localizar durante a viagem.
Cada Ponto Riscado funciona como um Mapa Astronômico, que indica exatamente a posição da Entidade que o riscou, bem como, o seu Cargo e a sua Função junto à Espiritualidade.
Como uma Constelação, o Ponto Riscado possui a função de direcionar o Viajante Espiritual em sua missão. Dessa forma, ao riscar determinado ponto, a Entidade abre um Portal que conecta a Espiritualidade ao seu Plano de atuação e de ação.
Os Pontos Riscados na Umbanda possuem inúmeros simbolismos e seria impossível enumerar todos eles. Entretanto, podemos falar do aspecto geral de muitos Símbolos. Inclusive, podemos descrever os principais elementos de um Ponto Riscado.
Um elemento muito importante em um Ponto Riscado é o Círculo... Pois, antes de mais nada, a Entidade risca no chão um Círculo fechado, e depois insere nele os respectivos Símbolos representativos de sua Linhagem.
O Círculo simboliza, antes de mais nada, a própria Terra. Ele também representa o Ciclo da Vida... Em nosso Planeta tudo circula e são os Ciclos que mantêm a vida funcionando na Terra. Por isso, o Círculo é o primeiro a ser riscado...
Em seguida, a Entidade representará a Linha para a qual trabalha: Estrela para Oxalá; Espada para Ogun; Machado para Xangô; Flecha para Oxóssi; Cruzeiro para as Almas; Âncora para as Mães; e assim por diante...
A Estrela de Oxalá sempre ocupará o topo do círculo, porque Oxalá é o Pai Maior. Também pode ser usado o Símbolo da Pomba, pois representa o Espírito Santo; ou três Pombas sobrepostas para representar a Santíssima Trindade.
O Símbolo Central representa a Falange que comanda os trabalhos de Gira daquela Entidade e, também, daquele médium. Os demais Símbolos distribuídos no interior do círculo, representam as Falanges de apoio ao trabalho da Entidade junto ao médium.
A posição de cada Símbolo dentro do círculo indica um Ponto Cardeal, e sua localização perante o Mapa Estelar... Ou seja, é como a localização daquele Ponto Riscado no Céu naquele exato momento.
Por isso, os Pontos são tão importantes e tão representativos para a Umbanda, e de nada adianta "inventar" um ponto... Pois cada Ponto Riscado, possui uma permissão especial para ser utilizado por aquela Entidade.
O mesmo ocorre com os Pontos definitivos, aqueles que são utilizados como Logomarca ou Firmeza do Terreiro... Eles podem ser utilizados permanentemente, porque carregam uma energia própria de Proteção.
Assim como os Símbolos Cabalísticos da Antiguidade, os Pontos Riscados da Umbanda Sagrada são simbólicos, místicos e magísticos. Simbólicos porque utilizam símbolos. Místicos porque carregam um mistério. Magísticos porque são mágicos. E claro, eles são Símbolos de Proteção!