sábado, 8 de junho de 2019

Vaqueiros e Boiadeiros


Tanto os Vaqueiros, quanto os Boiadeiros, são espíritos de pessoas que, em vida trabalharam com o gado em fazendas diversas. Essas Entidades trabalham da mesma forma que os Caboclos nas Giras de Umbanda... 
Eles usam canções antigas que expressam o trabalho e a vida simples dos peões. Com seus trejeitos e apetrechos, demonstram a força do trabalho manual. Como ensinamento principal está o respeito que esses Espíritos demonstram pelas Leis da Natureza. Eles conhecem as agruras da vida... Por isso, são: excelentes domadores de espíritos obsessores; exímios na arte de desmanchar amarrações; eficazes em quebrar feitiços.
Nos seus pontos riscados usam velas, fumos e símbolos da sua época, como: laços, berrantes, esporas, chapéus, lenços, entre outros complementos. Suas rezas são fortes e servem para todos os fins. Em geral, são espíritos de bandeirantes, vaqueiros, posseiros, capatazes, cangaceiros, boiadeiros, domadores e tantos outros, que lidaram com animais de montaria ou para alimentação.
Em suas incorporações são velozes, com rodopios e gestos fortes. Emitem assovios, batem os pés e acenam com o chapéu, demonstrando o que faziam em seu trabalho. Apresentam o aspecto rude de um trabalhador braçal, sem rodeios em suas considerações. Por serem determinados, concentram seus esforços na vontade de trabalhar pelo bem comum.
Quando bradam alto e gesticulam rápido, com tom de ordem, estão ordenando aos espíritos indesejados que se retirem. Assim, limpam o ambiente para a prática da caridade, mantendo o trabalho em ordem. A presença de espíritos desordeiros interfere no bom andamento dos atendimentos. Esses espíritos obedecem aos Boiadeiros, pela demonstração de coragem que os mesmo transmitem. Outra função do Boiadeiro é manter a disciplina das pessoas dentro do Terreiro.
A Falange dos Boiadeiros e dos Vaqueiros pode atuar em qualquer uma das Sete Linhas de Umbanda. Apesar de estarem mais ligados à atuação de Ogun e de Oxóssi, por conta da vibração, Eles podem trabalhar com todos os elementos dos Orixás. Isso quer dizer que, nas Giras do Terreiro, podem incorporar "Boiadeirinhos" ou Vaqueiros de todas as idades.
Antigamente, as mulheres tinham pouca participação na lida com o gado e na vida do Cangaço. Mesmo assim, elas estiveram presente e marcaram a história, desde o Sul até o Nordeste Brasileiro. As Peoas e as Canganceiras também podem se apresentar para o trabalho e atuar nas Giras.
Quem possui um Boiadeiro ou Vaqueiro atuando de frente, possui um Guia dedicado e um Protetor fiel. Isso porque, eles costumam proteger seus médiuns nas situações perigosas, encorajando-os nas adversidades. Amparando e sustentando, Eles auxiliam o médium a superar os percalços do caminho.
Sua saudação é: "Xetro, Morumbá Xetro... Xetro Ah!" (Em Iorubá: Setroá Moru Mbá!) As pessoas escrevem erroneamente "Marumba" ou "marrumba", por conta da pronúncia. Mas, Morumbá vem do Iorubá Moru Mbá, que significa: manifestação. Xetro ah!, vem de setruá (o s em Iorubá tem o som de x) e significa: conjunto. Portanto, a tradução literal é "Conjunto de Manifestações." Por que conjunto? Porque um boiadeiro nunca vem só, ele sempre anda acompanhado de seu grupo.

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