segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

O trabalho das Sete Linhas na Umbanda.


LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXALÁ - Nesta Linha as Entidades usam roupagem fluídica de Caboclos. São perfeitos em suas manifestações. Não fumam, mesmo no grau de Protetores. Não gostam de ser solicitadas além das 21 horas sem um motivo imperioso. Suas vibrações fluídicas começam se fixando por cima da cabeça, na altura da glândula pineal, chegando até os ombros, com uma sensação de friagem pelo rosto e pelo tórax. A respiração é, normalmente, entrecortada por suspiros longos, atingindo o Plexo Solar. O movimento que indica o controle da matéria, ocorre após um sacolejo do corpo. Sua fala é calma, compassada e firme.
Seus pontos cantados são verdadeiras invocações de grande misticismo, dificilmente escutados hoje em dia... Pois, só cantam em grande necessidade. Seus sinais riscados são quase sempre curvos e formam desenhos de rara beleza, com grande simbolismo de épocas primordiais. Se precisarem riscar um ponto para firmar o Terreiro em questão, usarão sinais das estrelas, como: o sol, a lua e a própria estrela (de 5 pontas).
Nesta Linha podemos citar o Caboclo Urubatão da Guia, que jamais aceita incorporar em quem bebe, fuma ou pratica atos ilícitos. Ele é muito exigente em suas obrigações e, por isso, é tão raro vê-lo hoje em dia... E também temos os Caboclos Ubiratan e Ubirajara.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE IEMANJÁ - Nesta Linha trabalham Entidades associadas às Águas, sejam elas: Caboclas, Marinheiros ou outras manifestações. O aparelho (médium) costuma sentir um frescor que sobe pelos pés até os joelhos. As mãos costumam vibrar, enquanto a cabeça parece pesar, pois sentem-se envolvidos pelos fluidos da incorporação. Quando incorporam, sentem o corpo balançar suavemente, como se estivessem na água. A fala é branda e compassada, como na respiração.
Os pontos cantados podem representar desde a suavidade das ondas marulhando na praia até invocações profundas de cura. Os pontos riscados podem apresentar os símbolos das águas, como: ondas, âncoras, conchas, caracóis, etc.
Nesta Linha podemos citar as Caboclas Jandira, Janaína e Jacyara.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORI - Essas Entidades, altamente evoluídas, externam pela máquina física, maneiras e vozes infantis. Quando incorporam, gostam de sentar no chão, de comer guloseimas diversas e de beber algo doce. Conversam como uma criança inocente, que entende os motivos alheios. Trabalham apenas em horas diurnas e dias especiais.
Em seus pontos cantados contam historinhas divertidas ou fazem orações infantis, enquanto limpam a aura dos atendidos. Nos pontos riscados desenham símbolos com representações de brinquedos diversos.
Nesta Linha podemos citar Doum, Cosme e Damião. Eles podem parecer travessos em suas manifestações, mas são enérgicos em suas cobranças.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE XANGÔ - Essas Entidades usam a forma de Caboclos e refletem no Plano Físico uma maneira aparentemente brusca. Suas vibrações atingem o aparelho (médium) em cheio, refletindo-se em solavancos físicos, forçando o tórax e a cabeça. A energia envolve o médium numa compostura ereta, que o faz parecer mais alto.
Normalmente, emitem um brado forte e acentuado de saudação, como um trovejar... Evitam cantar e falam somente o necessário. Mas, se decidem cantar, seus cantos possuem um sentido ancestral que relembram seus antepassados. Dispensam conversas inúteis e consultas sem sentido. Seus conselhos costumam ser objetivos e sem rodeios. Em seus pontos riscados podemos visualizar símbolos como: machado, chave, pedra ou montanha.
Nesta Linha podemos citar Xangô Kaô, Agodô e Aganju.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OGUN - Nesta Linha, as Entidades também assumem a forma de Caboclos em sua incorporação. Durante a aproximação dos médiuns costumam causar sensações na região do abdômen, tremores na face e pressão em torno da crânio (como se tivesse um capacete). A respiração é vigorosa e a fala é agitada. Quando incorporados gostam de andar de um lado a outro, como se estivessem em estado constante de alerta.
Seus pontos cantados ou suas preces soam como brados fortes de guerra, invocando para a luta e demonstrando um sentido forte de fé na batalha espiritual. Em seus pontos riscados trazem os símbolos dos campos de batalhas, com representações de espadas, lanças, escudos e bandeiras.
Nesta Linha temos Ogun Guerreiro, Ogun Megê e Ogun Dilê.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE OXÓSSI - Nesta Linha, as Entidades também assumem a forma de Caboclos. Durante o processo de incorporação, os médiuns sentem os fluídos, principalmente, nas pernas. Ocorrem estremecimentos e ligeiras flexões dos membros inferiores. A energia percorre todo o corpo, causando tremores e espasmos. A vibração atinge o aparelho totalmente e o médium sente-se envolvido por completo.
Durante o passe costumam agir com cautela... Falam de maneira serena e aconselham com brandura. Seus trabalhos envolvem elementos naturais. Os pontos cantados incluem os sons da floresta. Nos pontos riscados podemos visualizar os símbolos da natureza: flechas, arcos, folhas, árvores, pássaros, etc.
Nesta Linha podemos citar o Caboclo Pena Verde, Caboclo Arruda e o Caboclo Pena Branca.

LINHA OU VIBRAÇÃO DE YORIMÁ - Essas Entidades parecem verdadeiros Magos, senhores da experiência e do conhecimento humano. São os Espíritos Velhos da Lei da Umbanda e donos dos mistérios da "pemba" nos sinais riscados. Conhecem profundamente a alma humana e sabem extrair da natureza todo o recurso necessário para a cura. Eles assumem a forma de Pretos-velhos e se apresentam humildemente para o trabalho de Gira.
A energia envolve o médium completamente e o corpo "sente" o peso da idade encurvando-se. Normalmente, necessitam de algum tipo de apoio para se locomover e, por isso, costumam atender sentados. Em seus atendimentos usam velas, orações, benzimentos, defumações e demais recursos que se fizerem necessários.
Após a incorporação se expressam de maneira embrulhada, usando uma linguagem simples. Por isso, falam compassadamente e com cautela. Os pontos cantados são tristes e cadenciados, lembrando o tempo de escravidão. Nos pontos riscados usam os símbolos da fé: a cruz, o cruzeiro, os degraus, o terço, entre outros...
Nesta Linha podemos citar Rei Congo, Pai Joaquim e Pai Benedito.

As sete linhas da Umbanda