quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Cosme, Damião, Doú, Talabe, Alabá, Crispim e Crispiniano.

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Os Ibejis de Umbanda seguem o sincretismo dos Erês de Candomblé. No Candomblé, os gêmeos Erês são filhos de Xangô com Iansã (Yansã). Os sete Ibejis de Umbanda seguem uma tradição muito antiga, baseada numa Lenda que conta a história de São Cosme e São Damião.
No Candomblé, é de conhecimento que Xangô e Iansã (Yansã) tiveram, primeiramente, Taiwó e Kehindé; depois, nasceu Odowú. Taiwó morreu afogado. Kehinde morreu de tristeza e Odowú caiu doente de saudade dos irmãos...
Já a Lenda dos Sete Irmãos, conta que a mãe de São Cosme e São Damião teve mais 2 filhos gêmeos: Crispim e Crispiniano; que também seguiram os passos dos irmãos mais velhos, Cosme e Damião, seguindo o Cristianismo... Além dos 4 filhos gêmeos, ela teve outros três: Talabe, Alabá e Doú. Mas, os registros históricos referem-se aos irmãos de Cosme e Damião, como: Antimo, Leôncio e Euprepio. Sendo Crispim e Crispiniano de outra família...
E de onde surgiram os sete nomes? Os nomes Cosme e Damião são de origem Ciliciana. Doú provém de Idowú, de origem Africana. Crispim e Crispiniano são de origem Romana. Talabe provém de Talab, do Oriente Médio. E Alabá possui sua origem no Árabe - Allah Abba. Talabe e Alabá são, provavelmente, uma referência aos locais de peregrinação dos irmãos Cosme e Damião.
A história relata que Cosme e Damião eram médicos que se converteram ao Cristianismo e auxiliavam os pobres, principalmente, idosos e crianças. Crispim e Crispiniano eram sapateiros que distribuíam caridade e também se converteram... A coincidência nas duas histórias está na conversão dos irmãos e no auxílio aos pequeninos e menos favorecidos. Outro porém, é a época em que eles viveram: século III, que representa o começo do Cristianismo como religião.
Como a Umbanda saúda a todos os Espíritos, sejam de crianças, de índios ou de outras raças, incluiu em sua Festa de Ibeji todos os irmãos dos Santos Católicos, ou seja, os sete irmãos: Cosme, Damião, Doú, Talabe, Alabá, Crispim e Crispiniano - mesmo não sendo irmãos entre si...
Essa crença de oferecer uma Festa aos Espíritos Infantis tornou-se tão popular por ser uma homenagem:
- Em agradecimento à todas as crianças que deram a vida para salvar Jesus da perseguição de Herodes;
- Para honrar todas as crianças e inocentes que morreram nesses milhares de anos...
O número Sete é Cabalístico e faz referência à Hierarquia Celestial. Todos os Anjos são em número de sete, portanto, as crianças que morreram inocentemente, também são Anjos. Por isso, durante a festa sempre são distribuídos doces em quantidades iguais de sete.
Quanto a datas: São Cosme e São Damião são comemorados em 26 de setembro. Eles foram canonizados em 630. No Mundo todo, eles possuem datas diferentes de comemoração: 26 e 27 de setembro, 1º de julho e 1º de novembro. Eles foram mortos em 303, na Síria...
São Crispim e São Crispiniano são comemorados em 25 de outubro. Eles foram canonizados em 1645. Eram humildes sapateiros que seguiam o Cristianismo. Foram perseguidos e mortos durante o século III.
A Igreja Católica canonizou apenas os irmãos gêmeos: Cosme e Damião, Crispim e Crispiniano. Por conta disso, a Igreja aceita, apenas, a imagem dos santos com "dois irmãos" em sua iconografia - que representa que eles são gêmeos.
O costume de distribuir doces e guloseimas às crianças ocorre no dia 27 de setembro... Data que foi originalmente adotada pelo Candomblé e, depois, pela Umbanda.

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