terça-feira, 22 de agosto de 2023

EXUS


Assim como todos os Orixás, que são extremamente Belos e Formosos, o Orixá Exu também possui muita beleza... É preciso entender e aceitar que Exu é um Orixá extremamente belo!
Por isso, se Exu que é um Orixá e habita o Orun (Céu), assim como os demais Orixás, vier ao Aye (Terra), será visto como um Ser Radiante e Belo.
Dito isso, vamos esclarecer, que os Exus Guardiões, são Entidades que trabalham para os Orixás, mas representam Exu aqui na Terra. Por isso, também possuem beleza e aparência formosa... 
Se alguns Exus assumem uma aparência de Guardião, momentaneamente, com alguns aspectos do Mundo Terreno, como é o caso do Senhor Tata Caveira, é possível visualizar a sua aparência verdadeira por debaixo de sua aparência de um Guardião "Tata". E o mesmo ocorre com os Exus Maiorais, que também possuem aparência mundana...
Mesmo que um Exu Maioral assuma alguns aspectos ou traços mais grotescos para impor a sua ordem, isso não representa, de forma alguma, quem ele é de verdade. Pois, a sua vestimenta fluídica funciona apenas como uma armadura de proteção, que ele carrega durante o trabalho.
Um médium clarividente esclarecido pode observar tudo isso e verificar que Guardiões de verdade, quando assumem um trabalho de Exu, também assumem uma aparência com roupagem específica, que indicará a sua hierarquia, a sua função e a sua missão.
Por isso, precisamos parar de inventar nomes para Exus... Não existem novos Exus! Existem Exus menos conhecidos. A Tabela com os nomes de Exus já existe desde o começo da Umbanda e da Kimbanda... E muitos Exus já eram reconhecidos muito antes disso!
Tem Umbandista que tá se achando tão importante, que está criando novas regras e novos nomes para as Entidades. É preciso reconhecer uma Entidade que já existe e que já trabalha, mas que é pouco citada... Mas, inventar nomes e aparências, é o cúmulo do descaso com a Religião!
Os nomes dos Exus são uma referência à sua Hierarquia Espiritual, e por isso devem ser respeitados! Precisamos ter consciência, pois todo nome espiritual carrega uma função, uma atribuição e uma missão. E isso ninguém pode mudar! Só quem tem permissão para alterar isso é Zambi (Olorun)! E nós não somos "deus"...
Por isso, vamos respeitar Exu! Vamos respeitar aquele que é um Protetor dos Mistérios Terrenos e que representa todo o amor de Olorun por nós. Pois, mesmo que a gente não compreenda todas as coisas que existem, isso não significa que elas não existem!
Exu existe e guarda a Terra de todo o mal e trabalha na Hierarquia Divina... Ele pertence à Lei Maior que comanda todos os Mistérios!

quinta-feira, 17 de agosto de 2023

"ZUMBIS"

 

Ao contrário do que muita gente pensa, Zumbi não é (apenas) coisa de Ficção Científica... Muito antes de qualquer Obra Literária, a palavra carrega um significado bem mais profundo, principalmente nas Antigas Tradições Aborígenes Africanas.
A palavra "Zumbi" deriva do termo Kimbundu (Línguas Bantu) e possui vários significados distintos, tais como: duende, defunto, cadáver, espírito, fantasma, espectro, morto-vivo, entidade, etc.
Nas línguas Nigerianas e Congolesas, Zumbi também é um dos nomes do "Loá" Damballa Wedo (Serpente Dangbé). Isso porque, a palavra "Nzumbi" (Entidade) é semelhante a Nzambi (Deus).
De acordo com as Crenças Angolanas e Afro-brasileiras, "Nzumbi" ou "Cazumbi" (outra referência) é o Espírito de um Morto, que vaga à noite assombrando as pessoas, inclusive em seus sonhos.
Segundo os princípios do Vodu Haitiano, uma pessoa morta pode ser revivida por um verdadeiro Sacerdote do Culto Vodu, ou por um Feiticeiro experiente dentro da Religião. Nesse caso, a "pessoa-zumbi" permanece sob controle de quem o despertou...
Quer dizer, o espírito do morto-vivo torna-se um escravo da vontade de seu Sacerdote ou do seu Feiticeiro, e este pode usá-lo como bem entender! No entanto, a pessoa perde a consciência original, temporariamente ou definitivamente.
Na verdade, o termo "Zumbi" surgiu para definir um estado alterado de consciência, ou de total inconsciência, durante os Rituais Kimbundu... Pois, a pessoa permanecia em um estado inalterável de transe absoluto, totalmente dominada pela influência da Entidade.
Existem também, determinados Rituais Xamânicos em algumas Culturas Ameríndias, que se utilizam de diversas substâncias específicas, com o intuito de auxiliar no aprofundamento do transe hipnótico ou psico-hipnotismo.
Essas substâncias psicodislépticas são capazes de provocar um estado catatônico indeterminado em seus adeptos... De forma que, em alguns casos, é possível visualizar uma narcolepsia bastante intensa.
Enfim, muito mais do que uma Lenda, o conceito e a etimologia de "Zumbi" faz referência a uma Cultura que lutou muito, pela sobrevivência de sua Ancestralidade, de seus Costumes e de sua Ideologia de Vida.
Pra finalizar, é preciso dizer que o Líder "Zumbi dos Palmares" recebeu esse nome em referência à sua Origem e devido ao significado do nome, que pode indicar tanto um fantasma, quanto Deus.

*Existe um Livro, que depois se tornou Filme, baseado em fatos reais: "A Serpente e o Arco-íris" (A Maldição dos Mortos-Vivos) de Wade Davis. Inclusive, o autor é reconhecido internacionalmente como Zumbiólogo.