terça-feira, 26 de abril de 2022

CHI ~ KI ~ QUI


No Oriente a energia existente em todo o Universo, recebe o nome de "Chi" (lê-se Qui). A energia Ki, como também é conhecida, representa o Prana da Vida ou Energia Prânica. O Prana é reconhecidamente uma energia sutil, que se dispersa facilmente se não for utilizada adequadamente. 
Entre os Holistas em geral, a energia (Chi, Qui, Ki) torna possível a cura de inúmeras enfermidades. Por conta disso, a Medicina Oriental trabalha a cura utilizando a imposição das mãos, junto aos recursos naturais.
Através da imposição das mãos, o médium-curador consegue acessar o fluxo contínuo do Universo e direcioná-lo ao local desejado. Dessa forma, a energia penetra no órgão afetado e restabelece as funções orgânicas.
Esse direcionamento de energia só é possível quando a pessoa possui a habilidade de curar ou o Dom da Cura. Ou seja, quando a pessoa é médium... Dessa forma, é possível curar com as mãos. Isso não quer dizer que "as mãos curam", mas que o próprio médium cura. As mãos apenas fornecem o direcionamento necessário à energia curativa.
Para que o médium-curador obtenha a habilidade de manipular o fluxo de Energia Universal, ele necessita de uma preparação específica que o capacite a utilizar a Energia Chi (Ki, Qui). Por isso, muitos Mestres Orientais prepararam seus alunos para ensinar aos demais a arte da cura.
Como a Medicina Oriental utiliza técnicas milenares em seus tratamentos, alguns conhecimentos curativos se perderam com o passar dos séculos. Entretanto, nas últimas décadas, muitos desses conhecimentos foram resgatados e repassados à quem quisesse aprender...
Atualmente existem inúmeras técnicas de cura pela manipulação da energia sutil (Chi, Ki, Qui), como o Reiki, o Johrey, o Mahikari, a Cura Prânica, etc. No Ocidente, a Cura Prânica é chamada de Cura Quântica. Em Física Quântica, a energia sutil é conhecida como quantum.
Muitos médiuns Umbandistas possuem o Curso de Cura Prânica ou de Reiki, ou outro... E isso é ótimo! Porque o curso capacita o médium a entender e a respeitar os desígnios do Universo. Um médium que estuda e se prepara, reconhece a lógica da Hierarquia Cósmica!

quarta-feira, 13 de abril de 2022

FLUXO DE ENERGIA


O fluxo de energia em todo o Universo é constante e circula em todos os níveis dimensionais... Devido a essa energia dispersa pelo Universo, todos os seres existem e coexistem!
A Umbanda trabalha com esse fluxo de energia natural e constante... Mesmo que o médium não esteja trabalhando do lado de cá, o Guia Espiritual estará trabalhando do lado de lá.
Entretanto, devido a ligação e ao compromisso assumido, antes mesmo da encarnação, o médium atua como um elo de ligação e ancoragem entre o Guia Espiritual e o Plano Terreno. Por isso, muitos médiuns sentem que "trabalham" enquanto dormem...
A mediunidade fornece esse subsídio necessário ao Trabalhador Espiritual para que ele possa cumprir sua tarefa de Socorrista, mesmo sem o auxílio da incorporação. Ou seja, a incorporação é apenas uma necessidade temporária, e serve para fortalecer o médium em suas atribuições... Isso quer dizer que o médium não precisa estar incorporado 24 horas por dia para trabalhar!
Quando o médium é preparado e passa pelo processo de desenvolvimento mediúnico, o elo de ligação entre a Entidade e o médium se fortalece e tanto um, quanto o outro, podem trabalhar desacoplados da incorporação. Isso se deve ao fato de existir esse fluxo de energia, que circula e se mantém constante...
Entretanto, temos que analisar que, mesmo com a existência dessa energia pura, isso não bonifica e nem exime o médium de suas obrigações mediúnicas. E também não o livra de ataques diversos, caso ele "baixe" a sua vibração.
Baixar a vibração significa "atuar num nível quântico mais baixo" ou "vibrar energeticamente em um nível menos elevado". Entretanto, muitas vezes, é preciso "baixar a vibração" conscientemente, principalmente em um descarrego.
Por isso, existem os Exus... Eles conseguem condensar e descondensar o fluxo de energia, sem desequilibrar o ambiente à sua volta. E quando nos referimos aos Exus, estamos nos referindo a todas as Entidades de Esquerda (Exus, Pombagiras e Guardiões em geral).
Já o fluxo de energia sutil é trabalhado e manipulado pelas Entidades de Direita (Caboclos, Pretos-Velhos e Erês), entre outros Mentores e Entidades Extra-Terrenas, como os Elementais e os Encantados, por exemplo.
Ou seja, enquanto o fluxo de energia mais denso e pesado é exclusivamente manipulado pelas Entidades "Negativas", o fluxo de energia mais leve e sutil é obrigatoriamente manipulado pelas Entidades "Positivas".
Existem, ainda, as Entidades "Metá", aquelas que transitam pelos Dois Mundos (Direita e Esquerda) ao mesmo tempo, e por isso podem doar ou retirar energia, de um meio ou de outro. Nesse caso, podemos citar São Miguel Arcanjo e Xoroquê.
Dessa forma, graças a todo o trabalho realizado por todas as Entidades, em todos os níveis e subníveis, o fluxo de energia permanece constante, preservando a existência da Vida!