segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Omi Beijada! Salve os Erês!*

Salve Cosme, Damião e Doum!


Na Umbanda Sagrada, uma das Festas mais festejadas é a "Festa de São Cosme e São Damião". Os Santos que foram canonizados como protetores das Crianças, eram gêmeos e trabalhavam como médicos dos menos favorecidos... Eles salvaram muitas crianças nas Aldeias por onde passaram!
A sua família era composta de sete irmãos (com dois partos de gêmeos e um parto de trigêmeos): Cosme, Damião, Crispim, Crispiniano, Talabe, Alabá e Doum. Crispim e Crispiniano também foram canonizados como santos.
Os "Cosminhos" (como são mais conhecidos) trabalham em todas as Linhas e todo médium possui seu arquétipo infantil. Eles apresentam-se com os  nomes no diminutivo, o qual representa a Linha para a qual trabalham... Exemplos: Estrelinha e Gabrielzinho (Linha de Oxalá); Mariazinha e Aninha (Linha das Águas); Joãozinho e Pedrinho (Linha de Xangô); Jorginho e Miguelzinho (Linha de Ogun); e assim por diante.
Erê também representa um Orixá Gêmeo, assim como "Cosme e Damião". O irmãozinho menor, nascido depois é chamado de Doum. Por isso, costuma-se falar: "é de Dois-Dois ou é de Doum?", referindo-se ao fato de que o Ibeji que "baixou" pode ser gêmeo de alguém ou não...
Como os Erês são Orixás, isso significa que eles nasceram da união de um Orixá Masculino com um Orixá Feminino. Em algumas Lendas, Erê nasceu da união de Xangô com Yansã. Em outras Lendas, Erê nasceu da união de Xangô com Oxum.
Os Erês ou Ibejis possuem funções bem distintas do Candomblé para a Umbanda. Enquanto no Candomblé o Erê assume o médium durante o resguardo, na Umbanda o Erê aparece de vez em quando para purificá-lo e energizá-lo.
Mas, nem todo espírito infantil desencarnado vira Erê... A criança se torna um Ibeji quando cumpriu sua missão na Terra e desencarnou precocemente. Por isso, já dizia Jesus: "Deixai vir a Mim todas as Criancinhas, porque delas é o Reino dos Céus!"

*Também podemos dizer Omi Ibejada! Ibejeró! (Em referência ao título da Postagem...)