sexta-feira, 16 de março de 2012

Exu Mirim


Exu Mirim na crença mitológica, é considerado o arquétipo do "Diabinho" ou "Capetinha". Nas Lendas ele é tido como "filho" de Exu e Pombagira.
Brincalhão e cheio de malícia, quando chega ao Terreiro, perturba a todos... Enquanto chama a atenção e faz manha, ele purifica todo o local.
Nessa Falange estão os espíritos dos meninos que conheceram as maldades do mundo adulto, mas permaneceram crianças em sua essência; assim, eles transmutaram sua aparência para servir no plano espiritual.
Um Exu Mirim se apresenta com vários nomes, como: Espadinha, Foguinho, Foguetinho, Espoletinha, Vassourinha, Caveirinha, Pimentinha, Lodinho, Travessinho, Cobrinha, Folhinha, Serpentinho, Trevinho, Tridentinho, entre outros, conforme a Falange na qual atua.
Os Exus Mirins protegem as crianças de rua, ajudando-as a sobreviver no mundo de hoje. Eles também acompanham e auxiliam aqueles que trabalham com crianças ou famílias desestruturadas.
Um Exu Mirim possui a alegria de servir. Ele trabalha com dedicação e passa sua alegria ao médium e a todos que o cercam.
Essa função de alegrar é para descontrair quem está sendo atendido e desviar sua atenção do problema. Assim, o Exu Mirim pode agir no atendimento e direcionar melhor o tratamento.
A intenção de um Exu Mirim é a de purificar o Terreiro. Enquanto eles bagunçam, fazem o atendimento e, muitas vezes, não demonstram que estão trabalhando!

Imagem relacionada