quinta-feira, 30 de maio de 2013

O Corpo de Cristo.


A data de Corpus Christi é uma data comemorativa da Igreja Católica. Porém, como Zélio de Morais (Moraes) era católico, ao ser incumbido de propagar a Umbanda, ele manteve a crença nos Santos e as datas festivas do calendário litúrgico.
O significado do termo "Corpus Christi" remete a divisão dos pães e do vinho na Santa Ceia. Esse gesto perpetuou-se nas liturgias e cerimônias do Cristianismo, na Oração do Pai Nosso: "O pão nosso de cada dia nos dai hoje..."
A Umbanda refere-se ao Corpo de Cristo na própria imagem de Oxalá sobre o altar. Ela representa o acolhimento que Ele dá a todos os seus filhos indistintamente, por isso seus braços estão abertos.
Oxalá é a manifestação do amor puro de Jesus direcionado aos corações de todos aqueles que dividem o pão da misericórdia e da caridade nos trabalhos de todos os dias.
A Festa de Corpus Christi costuma ocorrer exatamente sessenta dias após o Domingo de Páscoa. Na quinta-feira seguinte ao Domingo em que se celebra o Dia da Santíssima Trindade. O Domingo da Santíssima Trindade é celebrado após o Domingo de Pentecostes.
A Santíssima Trindade, na Umbanda Sagrada, sincretiza com Orunmilá. No altar da Umbanda, a imagem do Espírito Santo aparece representando Ifá. No Candomblé, Ifá e Orunmilá são duas Entidades distintas. Ifá é o oráculo, enquanto Orunmilá é o Orixá. Entretanto, Ifá-Orunmilá costuma ser designado como um Ser único.
Na Umbanda Sagrada tradicional, as imagens de Ifá e Oxalá sempre estão presentes no altar e nos trabalhos de Gira. Ifá é manifestação dos dons do Espírito Santo (pentecostes). Oxalá é a benção do Pai de todos os Pais (Zambi, Olorun). Por isso, ele é chamado de Pai "Maior".