segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Homenagens a Iemanjá!

Imagem relacionada

O final de ano é sempre marcado por inúmeras festividades à beira da praia para aquela que é considerada a Rainha do Mar.
Em quase todo o litoral brasileiro, durante as comemorações de final de ano, as pessoas presenteiam a Dona das Águas à beira mar, onde fazem seus pedidos para o próximo ano.
Onde não há praias, as pessoas dirigem-se aos Rios, como é o caso de Corumbá (MS), Cuiabá (MT), Manaus (AM), e várias outras cidades brasileiras.
Na capital Rio de Janeiro, no dia 29, realizaram-se passeatas e homenagens a Iemanjá. Em Porto Alegre a Festa também é muito popular e atrai milhares de pessoas de diversas regiões. O mesmo ocorre em Salvador, onde Iemanjá é festejada em quatro ocasiões diferentes: 02/02, 15/08, 08/12 e 31/12.
Oferendar Iemanjá no último dia do ano e lhe pedir bençãos, é uma prática que tornou-se efetiva há mais de dez anos. Mas, a data mais antiga que se tem registro é de 1923, em Salvador. Porém, existe confirmação que 1896 os pescadores já celebravam a Grande Sereia do Mar.
Em Salvador e no restante do Nordeste, as homenagens são realizadas durante toda a semana que antecede o Novo Ano. Em alguns locais as Festas para a Sereia do Mar ocorre apenas no mês de fevereiro.
A Iemanjá como a conhecemos é uma imagem brasileira. Ela é sincretizada com Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora das Candeias, entre outras...
A sua cor é o azul claro, por causa do mar em dias calmos. Iemanjá também é conhecida pelos nomes de: Dandalunda, Mucunã, Iara, Sereia das Águas, Inaê, Janaína, Rainha do Mar, Deusa das Águas, etc.
Enfim, Que a Rainha do Mar lhe conceda a realização de todos os seus pedidos; tanto os mais profundos, quanto os mais secretos!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Salve o Amaci!


O Amaci na Umbanda representa o primeiro passo para o desenvolvimento mediúnico do médium após a sua entrada na Corrente Mediúnica da Casa.
A preparação do Banho de Ervas para o Amaci, possui várias funções: limpar a aura do médium, energizar seus Chakras, alinhar seus corpos, equilibrar a sua mediunidade e firmar a sua incorporação.
Mesmo para o médium que não incorpora, e que possui a função de auxiliar os trabalhos (cambonear), o Amaci é importante, pois representa a sua ligação com a Casa e com seu Guia Espiritual.
O Amaci deve ser preparado sempre pelo Zelador da Casa ou pelo Auxiliar, para que receba o Axé das Ervas e do Dirigente Espiritual. Também deve ser observado o resguardo físico, moral e espiritual, antes do preparo do Amaci.
A escolha das ervas, a quantidade das mesmas e o tempo de descanso do Banho, é determinado pelo Chefe Espiritual da Casa. Cada Amaci possui uma função específica e, por isso, o médium recebe mais de uma Amaci durante o seu desenvolvimento.
Na semana do Amaci seguem-se várias observações: jejum, abstinência, pensamentos positivos e orações. Tudo isso para que o médium possa receber de forma adequada o Amaci.
O Amaci é sempre despejado no corpo todo ou na cabeça do médium, para firmar o seu camatulê (topo da cabeça) e sua ligação com o Anjo de Guarda. Os Banhos de Limpeza são despejados apenas do pescoço para baixo.
Antes de um Amaci o Médium passa por uma limpeza, toma um banho completo com sabão de coco ou sabão da costa, coloca a sua roupa branca e se prepara mentalmente com orações e bons pensamentos.
Após o Amaci o Médium deve cobrir a sua cabeça com o Pano Branco (Pano de Santo)... Esse ato representa o cuidado para preservar a energia do Orixá em si mesmo.
As ervas utilizadas num Amaci são: boldo, alfazema, manjericão, alevante, guiné, arruda, hortelã, espada de são jorge, espada de santa bárbara, rosa branca, lírios, entre outras. Também pode ser utilizado: sal, açúcar, mel, água do mar, água de cachoeira, água de chuva, etc.
A escolha das Ervas e dos complementos do Banho depende unicamente de sua função: limpar, energizar, apaziguar, fortalecer, firmar, etc. Por isso, cada componente do Banho faz diferença! Inclusive, os cantos e as orações que são proferidos durante a preparação.
Enquanto ocorre o Amaci, os Médiuns cantam o Ponto: "A todos que olham, a todos que estão aqui... Muita atenção, hoje é dia de Amaci. Filhos de fé respeitai o pano branco, Babalaô preparou seu Banho Santo. Filhos de fé, respeitai Pemba e Congá. Dentro da Lei vem saudar seu Orixá."
Em seguida, cada Médium encosta sua cabeça na cabeça do Pai de Santo (ou Mãe de Santo) e faz a sua consagração para a Casa; como um ato de humildade e aceitação de sua nova função.
Por fim, a Corrente Mediúnica se reúne, canta seus Pontos e faz suas firmezas. Se todos estiverem em espaço aberto, em meio a Natureza, o Dirigente pode decidir fazer algumas ofertas e agrados para os Orixás.
Se o Amaci acontecer no Terreiro mesmo, em espaço fechado, pode ser realizado uma Festa de Saudação aos novos Médiuns e ao Santo Protetor daquele momento.
Enfim, o Amaci é sempre uma Celebração... Porque representa a renovação do Trabalho Mediúnico!

*cambonear ou cambonar - as duas formas escritas estão corretas e derivam de Cambono.

Resultado de imagem para evapotranspiracion en las plantas