quarta-feira, 2 de maio de 2012

Cabocla Jupiara

A Senhora das Plantas e das Águas.

Essa Cabocla nos contou a seguinte história...
Ela nasceu na Tribo dos Bororos, que viviam entre as terras do Alto Pantanal, no estado de Mato Grosso e da Serra do Caiapó, em Goiás. Seus pais lhe chamavam de Jupiara, que é uma junção dos nomes Jupi-Iara e quer dizer: Senhora das Plantas e das Águas... 
A sua Tribo costumava se deslocar entre os Rios Paraguai e Araguaia, para coleta e caça. Eles eram amigos da Natureza, e viviam em paz com as outras Tribos... Por isso, não apresentaram problemas com a chegada do homem branco.
Quando os Jesuítas se instalaram, os Bororos auxiliaram seu trabalho na fundação de várias "Missões" e também deram suporte aos bandeirantes em suas viagens pelo interior das Matas.
Jupiara gostava das mudanças que sua Tribo fazia ao se deslocar pelas margens do rio e da floresta; assim, ela podia conhecer novas plantas e mais animais. A sua maior alegria era enfeitar-se com flores coloridas e conversar com as araras e papagaios da região. Ela gostava de usar grãos de sementes e frutas variadas para atrair os pássaros. Também gostava de sentar na margem do rio e alimentar os peixes só para vê-los mais próximos de si.
Ela não se considerava uma índia bonita, porém era simpática e inteligente e sabia interagir perfeitamente com outros costumes. Com isso, casou-se com um bandeirante, após a permissão dada por seus pais. Ela teve três filhos e faleceu de hemorragia, durante o terceiro parto.
Por seu amor à Natureza, Jupiara tornou-se uma Guardiã da Natureza. Seu espírito era visto por muitos índios, andando em meio a Tribo ou à beira do rio... Seu espírito era visto, principalmente, após o nascimento de uma criança, ou depois da mudança da Tribo.
Alguns diziam ver uma índia iluminada, cercada de diversas flores e araras. Eles alegavam sentir o perfume das flores e ouvir o canto dos pássaros nesses momentos... Assim, Jupiara seguiu trabalhando e tornou-se mais uma Cabocla da Umbanda Sagrada.