domingo, 11 de março de 2012

Pai João do Toco

Nascido na Fazenda Boa Esperança no norte de Minas Gerais, Pai João tornou-se conhecido durante o Ciclo do Ouro por habitar uma Fazenda Fantasma, onde ninguém queria morar.
Nascido em 1730, foi escravo durante a metade de sua vida. A Fazenda onde ele trabalhava foi vendida e seus novos donos não queriam escravos.
Alforriaram todos e contrataram aqueles que quisessem permanecer ganhando uma moeda e comida. Quem tinha família permaneceu na fazenda...
Como ele nada tinha, resolveu partir, mas não tinha lugar onde morar. Então, lembrou-se de uma fazenda abandonada na cidade vizinha e resolver ir para lá.
Tinha ouvido muitas histórias a respeito do lugar e ninguém se aventurava por aquelas terras, pois eram habitadas por fantasmas de escravos enraivecidos e mineradores perdidos.
Ao chegar na fazenda descobriu o que estava acontecendo com os espíritos e resolveu apaziguá-los. Conversou e estabeleceu uma trégua com eles. Assim, pôde fixar sua morada e viver em paz.
Sua avó, por parte de mãe, havia lhe dado esse "dom", que veio de seus Ancestrais Africanos: o de falar com os Mortos. Mas, ele ainda sabia benzer e curar...
Como gostava de se sentar num toco em frente a sua cabana, para conversar, ficou conhecido por todos, como Pai João do Toco.
Durante o restante de sua vida tornou-se morador efetivo da fazendo e ninguém nunca lhe perturbou, pois os vivos (proprietários da fazenda) moravam em Portugal e os mortos lhe respeitavam.
Nunca casou ou teve filhos. Morou sozinho a vida toda mas, era visitado constantemente por aqueles que queriam soluções para os mais variados problemas.
Ninguém na cidade lhe perturbava por conhecer sua fama. Assim, viveu em paz o restante de sua existência. E quando desencarnou passou a trabalhar auxiliando os irmãos menos esclarecidos.
Um século depois tornou-se um dos Trabalhadores da Umbanda, no Reino de Aruanda, onde passou a servir com dedicação e amor.