sábado, 28 de janeiro de 2012

Vovó Cambinda...

De Aruanda, de Angola, das Almas, da Guiné... de todos os lugares!

Uma entidade que conversa bastante, com voz calma e mansa, caminha bem arcada e lentamente, apresenta-se em trajes humildes e dá bronca como toda boa velha Iyabá - esta é Vó Cambinda de todas as nações! Gosta de puxar a orelha de seus filhos! Enxerga muito pouco e obriga o médium a piscar várias vezes na consulta. Ri muito, faz seu fumego e gosta de contar "causos" do tempo da escravidão. Conhece muita coisa da vida!
Vovó Cambinda trabalha em diversas falanges, com diversas denominações. Cada uma possui suas particularidades e suas histórias, mas todas possuem, em comum, os trejeitos e as manias que definiram muito bem seu aspecto e sua apresentação nas Tendas de Umbanda. Ela é especialista em solucionar problemas de ordem pessoal, com conselhos que caem como uma luva em seus filhos! Ela é uma entidade que não deixou de ser "babá" de seus sinhozinhos e da molecada da senzala.
Cambinda representa esse apanhado de negras que trabalharam nas Casas de Engenho cuidando da gurizada e da comida que era servida ao senhores feudais. Sábias, recatadas, zelosas, amororosas, pacenciosas e abnegadas. Sem mágoas em seu coração. Sempre aconselharam o amor ao próximo.
Quem possui em sua Tenda uma "Vó Cambinda" zele dela com amor e respeito, porque ela trabalha com dedicação, mas é exigente com seus filhos. Ela é "nega de uma palavra só e quando diz que não quer mais e não faz, nega véia não faz!" - palavras de Vovó Cambinda.

"Cambinda mamãe ê, Cambinda mamãe a...
Cambinda mamãe ê, Cambinda mamãe a...
Segura essa filha que eu quero ver...
Filha de Umbanda não tem querer!"
 

15 comentários:

  1. seguindo em paz então...

    ResponderExcluir
  2. Muito legal postar as mensagens desse espírito de luz, não tinha ouvido falar dela, agora sou fã!!!!

    ResponderExcluir
  3. que os seus conselhos possam nos guiar no caminho do bem e que possamos viver em paz. muito obrigado por existir

    ResponderExcluir
  4. ainda existem pessoas que não acredita nos espíritos de luz. O que falta no ser humano, é ele ser humano e FÉ.

    ResponderExcluir
  5. Muito bem colocado, Sinval. Somos todos espíritos habitanto temporariamente um corpo humano. Já disse o Caboclo Sete Encruzilhadas: "Aprenderemos com quem sabe mais e ensinaremos a quem sabe menos." Todos merecem uma oportunidade aqui na Terra. E temos bons exemplos para seguir.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. OBRIGADO POR CUIDAR DE MIM.SE NAO FOCE POR VC ,EU NAO SEI O Q SERIA DA MINHA VIDA.A BENCA VOVO.

    ResponderExcluir
  7. Tenho maior prazer de Reseber essa nega velha como minha preta velha.Saravá Vôvo Cambina da Guiné

    ResponderExcluir
  8. Que bom que você tem uma Vovó Cambinda em sua corrente. Com certeza você possui o dom de curar com orações e benzimentos a quem te procurar.
    Siga com fé...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chamar de Cambinda e Cabinda é a mesma coisa ?
      Porq cambinda é uma dança e Cabinda ja é a região da Africa.

      Excluir
    2. Então Elisandra, justamente por sermos formados, tanto na religião, quanto academicamente, tomamos o cuidado com nossas publicações com relação a escrita e tudo o mais. Para não confundir "CAMBINDA" com a região CABINDA, foi que a Vovó sempre usou o m antes do b; pois, para ela, Cambinda significa "afundar na terra e não morrer..." - o que quer dizer: Nanã é minha força! Há também outro significado: "Eu sou negro, mas respeito os santos!" - fazendo apologia à Umbanda.
      Abraços e muito Axé!

      Excluir
    3. QUEM É A VOVÓ GENEROSA ALGUÉM SABE???????????

      Excluir
    4. Olá Christian... Vovó Generosa é um título das Vovós que atuam na vibração das Vovós "Maria Conga", ou seja ela trabalha para a Falange do "Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria". Ela pode trabalhar na Umbanda Tradicional, Umbanda de "Mesa Branca" (junto ao Espiritismo) ou Umbanda Oriental. Indica que ela pode ser de qualquer descendência e possuir a pele clara, como os primeiros imigrantes em solo brasileiro, mas que foram perseguidos assim como os índios e afrodescendentes.
      Abraços...

      Excluir
  9. obrigada minha preta velha pouco tempo a senhora me ajudou abrindo meus olhos para verdade espero encontrar em breve a senhora salve todos preto velhos .....

    ResponderExcluir
  10. salve minha linda vovó que cuida de mim e guia meus caminhos!!!!

    ResponderExcluir
  11. salve Cambinda do congo...

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página