sábado, 15 de outubro de 2011

As Sete Linhas da Umbanda:

... amarelorosaazul - verde - vermelho - marrom - violeta ...

Essa publicação é baseada na divisão proposta por Zélio Fernandino de Morais na criação das primeiras Tendas de Umbanda e publicada por Diamantino Fernandes Trindade e Ronaldo Linares em estudos da Federação Espírita do Grande ABC Paulista.
Segundo Zélio, temos OXALÁ como Mestre Supremo da Umbanda Sagrada, representado pela cor branca, que indica pureza. O branco representa a Linha Suprema e a convergência de todas as cores.
E em seguida, temos as sete linhas, sendo:
- Primeira Linha: YANSÃ - cor amarelo claro (Tenda de Santa Bárbara);
- Segunda Linha: IBEJI - cor rosa (Tenda Cosme e Damião);
- Terceira Linha: IEMANJÁ (que compreende OXUM e OXUMARÉ também) - cor azul clara (Tendas que levaram o nome de Nossa Senhora);
- Quarta Linha: OXÓSSI (que compreende OSSANHA) - cor verde (Tenda São Sebastião);
- Quinta Linha: OGUN - cor vermelho (Tenda São Jorge);
- Sexta Linha: XANGÔ - cor marrom (Tenda São Gerônimo);
- Sétima Linha: NANÃ - cor violeta (Tenda Sant'Ana)...
E, por fim, a cor negra de OBALUAÊ (São Lázaro); que representa o luto dos Mortos. Dessa forma, na distribuição das Sete Linhas de Umbanda se observavam os Orixás: Yansã, Ibeji, Iemanjá, Oxóssi, Ogun, Xangô e Nanã. Oxalá é a Linha Mestra e Omulu é a Linha Neutra. Lembrando que Exu na Umbanda não ocupa uma Linha, mas uma classificação à parte...
Os Caboclos, Pretos-velhos e Erês são considerados os "Três Sustentáculos da Umbanda" ou Tríade Umbandista. Os Baianos, Boiadeiros e Cangaceiros são os Falangeiros responsáveis por "apaziguar os ânimos"... Os Marinheiros e "Encantados" (Sereias e Ninfas) são Entidades que atuam na "limpeza psíquica" dos Trabalhos. Os Cavaleiros de Oguns quebram demandas e defendem o Terreiro e seus filhos de ataques espirituais. Essas Entidades agrupam-se em Falanges que pertencem às Linhas, comandadas pelos Orixás.
Atualmente, a formação da guia de Sete Linhas (colar de contas, ou de miçangas) a cor violeta cedeu lugar à cor branca.