domingo, 4 de dezembro de 2011

A história do Senhor Exu Capa Preta desta seara...

Apresento-vos um Exu que já foi "Mago Negro"!

Ontem, durante um dos trabalhos da casa, o Senhor Exu Capa Preta me disse: "- Ei, você não vai escrever sobre mim?" E eu respondi: - Você não me deu permissão e nem me contou sua história... Então, ele me olhou e eu entendi que podia contar.
Agora, transcrevo a história do Senhor Exu Capa Preta, que trabalha nesta Casa de Umbanda:
Ele viveu no século XVI, no norte da Europa. Serviu a Igreja Católica como clérigo e mais tarde como Inquisidor; mandou perseguir muita gente e matou muitos: degolados, enforcados e queimados. Era cruel e firme em suas decisões - muitos o temiam! Seu nome era sinal de respeito pela Igreja e de pavor entre os moradores. Jamais recuou em uma decisão; jamais se arrependeu delas! Tornou-se um dos Maiores Inquisidores Negros de toda a Europa! O Inquisidor era tido como "negro" quando sua sede de sangue era profunda e mordaz.
Ao desencarnar percebeu que o espírito é eterno e que todas as nossas decisões nos aguardam do outro lado. Seu espírito, em verdade, era o de um cientista evoluído, que perdeu essa encarnação por todo o mal praticado. Já havia sido alquimista e astrônomo em outras vidas. Serviu reis e rainhas como conselheiro. Percebeu que quase se perdeu...
Um Exu Capa Preta é uma entidade que possui inúmeras qualidades e conhecimentos variados, sobre os mais diversos temas e pode atuar em muitas esferas. Para evoluir e pagar seu Kharma de cruel perseguidor, foi solicitado pela Colônia de Aruanda a servir todo e qualquer falangeiro como um emissário "Capa Preta". Sua Capa esconde sua vergonha e é preta até que possa evoluir e torná-la alva como a luz.
Mas, se enganam aqueles que pensam que ele ainda não evoluiu, pois sua dívida está quitada... Porém, quis ele permanecer no meio umbralino resgatando a todos que, como ele, abusaram do poder e usurparam a justiça.
O Senhor "Capa Preta" é hoje um justiceiro do Reino de Maria, a quem serve com devoção e amor, por ser ela a Mãe devotada que o tirou das prisões infernais!
E como pediu-me, aqui relatei sua história...

41 comentários:

  1. Olá!
    Tenho o Sr Capa Preta como meu guia, meu guardião. Aquele que guarda as minhas costas seguindo as ordens de Meu Pai Ogum e minha Mãe Oyá. Posso dizer que com poucas palavras conseguiu resumir bem a vida desse expendido orixá. Que por sua vez me pede em dizer em seu Nome Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SOU DE OXUM, COM ENREDO COM YEMANJÁ, SOU DE OGUN, MINHAS MOÇAS SÃO: POMBA-GIRA MENINA E POMBA-GIRA MARIA PADILHA DAS ENCRUZILHADAS, MEU QUERIDO EXU É O SR. CAPA PRETA. AMO, RESPEITO E TENHO FÉ EM TODAS AS MINHAS ENTIDADES, SEJAM ELAS DENOMINADAS DA DIREITA OU DA ESQUERDA.

      Excluir
  2. Olá Douglas...
    Você explicou muito bem a proteção dos Orixás. Normalmente as pessoas confundem-se ou pensam que possuímos somente um Orixá a nos guiar e aqui você conseguiu exemplificar claramente a cabala de Ogun, Oya e Exu. Com certeza, você será um excelente Ebomi e Babalorixá!
    Abraços e boa sorte em sua jornada!

    ResponderExcluir
  3. alguém pode me falar da pomba gira do oriente tenho ela mas nada sei .

    ResponderExcluir
  4. Olá José Luciano...
    A Pombagira do Oriente atua como uma Cigana, podendo ler cartas, jogar runas, etc. Ela é muito ligada às Ciganas em geral e ao Povo do Oriente, podendo atuar na direita e na esquerda. Quando elas acompanham uma pessoa, lhe dão muita intuição, sensibilidade e premonição sobre certos acontecimentos. Ou seja, a ligação dessa pessoa com a Pombagira do Oriente é muito profunda, pois é de outras vidas!
    Abraços e boa jornada. Muito Axé para você e sua Pombagira!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prosseguindo na resposta... você pode ler melhor sobre a Pombagira do Oriente na página do próprio blog:
      http://umbandaempaz.blogspot.com.br/search?q=pombagira+do+oriente
      Abraços

      Excluir
  5. Gostaria mjito de saber sobre uma entidade que trabalha na linha do amor.como posso pedir e fazer oferenda.obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Olá Wellington...
    As Entidades que trabalham com a Energia do Amor são o Povo Cigano. Você pode oferecer frutas, pães doces, vinhos, flores e perfumes, arrumados em uma cesta de vime sobre um lenço colorido bem bonito. Escreva seus pedidos em papéis e coloque-os espalhados dentro da cesta. Você pode levar a cesta e oferecer em uma Festa Cigana; colocá-la em um bosque bonito, embaixo de uma árvore; ou no platô, no alto de uma montanha. Ou se desejar, faça um Bolo de Nozes e reze para Santa Sara fazendo seus pedidos. Depois, distribua as fatias do bolo entre seus conhecidos na intenção de que todos alcancem o Amor e a Prosperidade.
    Abraços e muito Axé em seus pedidos!

    ResponderExcluir
  7. Olá, eu gostaria de saber sobre a Maria Padilha das Trevas!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Bia, atendendo ao seu pedido publicarei sobre ela na próxima postagem. Aguarde! Essa postagem, na verdade, já estava no forno, mas esperamos sempre uma autorização das Entidades Maiores, para poder prosseguir com a publicação. Também assumimos a responsabilidade de não publicarmos histórias que já existem em outros blogs ou sites, porque nossa ideologia não é competir, apenas compartilhar...
    Um grande Axé para você!

    ResponderExcluir
  9. Gostaria muito de saber sobre o Baiano Ze do Coco tenho ele como guia e fiquei sabendo a pouco o nome dele e nada sei sobre ele se puderem me dizer agradeço e muito.

    ResponderExcluir
  10. Olá... Nossos Mentores nos pedem para não publicarmos histórias que já existem em outros sites.
    Portanto, atendendo ao seu pedido, seguem alguns links que contam algumas curiosidades e histórias sobre ele:
    -> http://literaturaze.blogspot.com.br/2011/09/mestre-ze-do-coco.html
    -> http://baianozedococo.blogspot.com.br/
    -> http://www.ufgd.edu.br:8080/jspui/bitstream/123456789/210/3/DISSERTA%C3%87%C3%83O_RodrigoCasali_cap3.pdf
    Abraços e Salve Nosso Senhor do Bonfim!

    ResponderExcluir
  11. Gostaria de saber um pouco sobre a pombagira maria navalha do cemitério ..

    ResponderExcluir
  12. Você pode pesquisar sobre ela em: http://yleyalode.blogspot.com.br/2012/03/maria-navalha.html
    Espíritos como ela trabalham na Falange dos Malandros ou na Kimbanda pura.
    Abraços e boa jornada!

    ResponderExcluir
  13. Deusdete,
    ola gostaria de saber sobre:João dorado na umbanda pos adimiro muito este orixá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Deusdete...
      João Dourado é uma Entidade do Catimbó (Encantaria ou Jurema). Ele pertence à Falange dos Malandros. Para saber mais sobre ele é preciso ler os sites e livros que descrevam sobre esse trabalho. Entre nesse site e leia mais sobre o assunto: http://italojreronita.blogspot.com.br/2010/07/historia-do-catimbo.html.
      Abraços e boa jornada espiritual!

      Excluir
  14. esse exu capa preta é meu guia querido adoro ter sua proteção e saber que posso contar sempre com ele,loroiê meu exu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você respeita seus protetores... Esse é o primeiro passo para um bom trabalho: o entendimento entre o médium e seu guia espiritual. Que Exu abra seus caminhos e proteja sua jornada!

      Excluir
  15. Meu mentor e o caboclo sete flechas qria saber como ele trabalha vcs podem me ajudar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Kamum", entre em contato por e-mail (umbandaempaz@gmail.com) e poderemos lhe ajudar de forma mais direcionada.
      Mas, podemos lhe adiantar que "Sete Flechas" pertence a Linha de Oxóssi, mas pode atuar em todas as Linhas. Ele dirige uma falange de caboclos flecheiros e cada flecha de seu ponto representa a vibração de uma linha; pois, a Umbanda vibra (atua) nas "Sete Linhas".
      Bom trabalho e que o Caboclo Sete Flechas ilumine sua jornada espiritual!

      Excluir
  16. Caros irmãos,
    Com a permissão dos adiministradores deste site, gostaria de compartilhar com todos aqueles que por aqui passam a conhecer o Canal no youtube do irmão Jefferson Viscard, onde tem muitos ensinamentos nas mensagens do diálogo com os espíritos. neste linhk o audio numero 100 -http://www.youtube.com/watch?v=0eKvIi9Hi_A
    Divulguem para todos aqueles que querem entender de uma maneira simples um pouco de nossa querida Umbanda.
    ATENÇÃO!!!!!!!!!!!!
    É responsabilidade de cada um que ouve os videos o trabalho árduo de filtrar para uso pessoal, apenas aquilo que possa ser útil para sua reforma íntima e o crescimento espiritual.

    ResponderExcluir
  17. Sr. Capa Preta das Sete Encruzilhadas é meu Guardião, dentro da legalidade podes pedir o que quiser, ele resolve !!!

    ResponderExcluir
  18. Boas noites

    Tenho como Mestre o Sr. Manoel Maior, nada sei sobre ele pois segundo me dizem é uma entidade muito antiga, por acaso sabem de algum site, que me possa dar alguma informação sobre ele?
    Um Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá José, suas falanges são bem diversas e pertencem ao Grupo da Encantaria Brasileira.
      Procure livros sobre isso. Aqui lhe indicamos um site sobre o assunto: http://www.yorubana.com.br/encantados.asp
      Abraços e muito Axé em sua jornada espiritual!

      Excluir
  19. Nossa senti uma emoçao muito grande ao ler a história do Sr.Capa Preta tive conter as lágrimas muito tocante adorei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos seu comentário...
      Que Oxalá abençoe sua jornada e Exu abra seus caminhos!

      Excluir
  20. Ola meu nome é Celso e gostarai de Saber sobre o Sr. Tranca Rua da Estrada esse maravilhoso e poderoso Exu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Celso, a Umbanda trabalha com o "Exu Tranca Ruas", porque ao trancar ou destrancar a rua, já significa que ele fez isso com a estrada. Quando um Exu acrescenta um "sobrenome" ao seu nome na apresentação, ele está referindo-se a sua falange de atuação. Nesse caso, é possível que esse Exu trabalhe na Kimbanda, onde todos os Exus e Pombagiras possuem divisões e representações diversas. Entendeu?
      Você precisa estudar melhor sobre a Kimbanda e o Candomblé, pois esse Exu é considerado um "escravo" na Lei de Candomblé e um servidor da Kimbanda.
      Abraços e boa jornada!

      Excluir
  21. OLÁ, GOSTEI MUITAS DAS PALAVRAS ESCRITAS SOBRE ESSE GRANDE EXU; ELE SEMPRE ESTÁ PRESENTE NAS MINHAS ANDANÇAS...
    MAS GOSTARIA DE ALGUM ARTIGO OU LIVRO QUE FALE SOBRE A POMBA GIRA RAINHA CIGANA OU CIGANA RAINHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Emanuela, se você digitar no GOOGLE "Pombagira Rainha Cigana" abrirão muitas histórias, pois é uma falange muito múltipla e com aspectos bem diferenciados. E existe um livro publicado que você pode comprar: Pomba-Gira Cigana, de Maria Helena Farelli.
      Abraços e boa jornada!

      Excluir
  22. QUANDO UM GUIA PODE DAR SEU NOME? POIS ACHO QUE TRABALHO COMA A MARIA MULAMBO E SEU CAPA PRETA POIS TIVE CONFIRMAÇÃO SÓ EM SONHOS ISSO É POSSÍVEL ELES CONFIRMAREM NO SONHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, uma Entidade pode dar seu nome quando achar conveniente... E pode ser pessoalmente (incorporado - apresentando-se ao Chefe do Terreiro) ou em sonho, quando a pessoa ainda não incorpora. É normal a Entidade apresentar-se de outra maneira, para mostrar que está presente.
      Abraços e boa caminhada...

      Excluir
  23. Olá gostaria de saber se tem uma regra ou um tempo para o exu usar sua capa .
    pois o meu exu capa preta tem só 5 mes que naceu e já quer a sua capa...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, isso depende do trabalho que Ele desenvolve e da permissão do Chefe do Terreiro que você frequenta. Na maioria das vezes, os objetos de adorno de uma Entidade representam o seu fortalecimento perante o trabalho e, por isso, muitas delas exigem algum objeto representativo de sua falange. O tempo varia pela maturidade do médium e pelo bom desempenho da Entidade.
      Outra coisa: seu Exu não "nasceu" há 5 meses, ele apareceu à você nesse período mas, com certeza, te acompanha há muito mais tempo e por conta disso acha-se merecedor de sua capa.
      Abraços muito axé em sua jornada...

      Excluir
  24. Ola, alguem conhece a pomba gira 7 infernos ? busquei na internet mas não achei nada sobre ela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, você deve buscar esse conteúdo em blogs e sites de Kimbanda, pois é onde Ela mais atua. Aqui seguem algumas sugestões:
      -> http://donalaurinda.com.br/pomba_giria_rainha_inferno.php
      -> http://www.quimbandabrasileira.com/#!legioesegovernantes/clmp
      -> http://kimbanda7lineas.ning.com/group/exus-y-pombagiras/forum/topics/pomba-gira-maria-padilha-dos-infernos
      Abraços e boa jornada!

      Excluir
  25. ola sou filha de oxum e a pouco tempo descobri que tenho como minha guardia maria mulambo dass 7 catatumba me falaram que ela e a mulambo do castelo mais emfim gostaria de saber um pouco mais sobre ela

    ResponderExcluir
  26. me fale sobre a mulambo das 7 catatumba

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia algumas outras histórias sobre ela em:
      - http://mariamulambo7cata.blogspot.com.br/2009/02/historia.html
      - http://flog.clickgratis.com.br/candombleoya/news/2579/historia_de_maria_mulambo__pombogira_poderosa.htm
      - http://mariapadilha70.blogspot.com.br/2012/07/falange-da-maria-mulambo-caracteriscas.html
      *Toda Maria Mulambo trabalha na Linha das Almas. O sobrenome que ela carrega define seu campo de atuação.
      Abraços

      Excluir
  27. Olá, certa vez sonhei que o homem da capa preta era marido da atual(que na época tinha sido amante de meu ex-marido)...no sonho ele entrava numa sala que era de tijolos estava bem velha...e vinha com dois bilhetes em folha de caderno e me entregava, ele dizia assim: O seu não tem nada e gosto de vc,mas o dele(meu ex) tem...daí mudava o sonho pra outras coisas...vc poderia me explicar??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá... Entre em contato por e-mail: umbandaempaz@gmail e poderemos lhe passar uma explicação mais detalhada.
      Abraços

      Excluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Total de visualizações de página